Quinta-feira, 08 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 22 de outubro de 2021
Foram cruzados dados da Saúde e do Cadastro Único para a seleção das regiões.
Foto: Cristine Rochol/PMPAUma ação da prefeitura de Porto Alegre para intensificar a vacinação contra a Covid-19 em regiões com menor índice de imunizados entre as pessoas aptas a receber as doses obteve resultados positivos.
O plano foi colocado em prática no último sábado (16), Dia Nacional da Multivacinação, quando o número de imunizados foi 4,3 vezes maior que a média registrada nos oito sábados anteriores. Em nove pontos da cidade, houve passe livre em linhas circulares de ônibus e vacinas em 85 unidades, sendo que em 45 locais houve aplicação de imunizantes contra o coronavírus. Receberam a primeira ou a segunda dose 989 pessoas com mais de 18 anos registradas no Cadastro Único.
De acordo com o levantamento da prefeitura, um dos principais motivos que levam as pessoas a não buscarem a vacina é a falta de acesso ao serviço. “Esta pesquisa foi extremamente relevante para identificarmos os não imunizados e, a partir de então, montarmos uma estratégia para fazer com que eles cheguem à vacina”, ressaltou o vice-prefeito Ricardo Gomes.
No dia 3 de setembro, início da pesquisa, haviam 42,6 mil pessoas acima de 18 anos no Cadastro Único aptas a se vacinarem com primeira ou segunda dose. Em 17 de outubro, após ações direcionadas às regiões, o número caiu para 30,9 mil de pessoas, uma redução de 28%.
O secretário Municipal da Saúde, Mauro Sparta, destaca que a ideia é montar novas estratégias com essas informações para seguir na busca ativa de quem quer se vacinar, mas por algum motivo ainda não conseguiu comparecer às unidades. “Enquanto não tivermos 100% da população vacinada, iremos atrás de alternativas para facilitar o acesso dessas pessoas à imunização”, afirmou.
Ao todo, no Dia D, foram aplicadas 8.180 de vacinas contra a Covid-19: 1.328 de primeira dose, 4.629 de segunda dose e 2.223 doses de reforço.