Segunda-feira, 26 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 23 de julho de 2015
Em meio ao atual momento no Brasil em torno dos temas biografias e ética, finalmente chega ao circuito a cinebiografia “Woody Allen: Um Documentário”. O filme de Robert B. Weide (diretor e produtor do seriado “Curb Your Enthusiasm”) é mais um belo argumento que mostra como é importante não tolher o trabalho do pesquisador sério.
Weide demonstra que o objeto de estudo não são as fofocas exploradas nos tabloides, mas, sim, como o trabalho de Allen está intrinsecamente ligado com o homem por trás da obra, ou como a simplicidade de seu método resulta em filmes brilhantes. Ao mesmo tempo, Weide não foge dos assuntos polêmicos, como o relacionamento de Allen com Mia Farrow e seus desdobramentos, mas a abordagem sempre está a serviço de como os acontecimentos da vida do cineasta se refletem na tela.
O diretor reconstitui cronologicamente a trajetória de Allen, desde o início no stand-up comedy até os longas. O diretor conseguiu capturar crenças, idiossincrasias e reflexões do biografado, com direito a momentos de introspecção que ajudam a entender melhor a personalidade de Woody Allen. A voz do octogenário cineasta nova-iorquino ainda ganha ressonância com depoimentos de familiares e profissionais.
Alternando momentos de intimidade com outros em sets de filmagem, Weide comprova que optar pelo formato convencional não impede um resultado divertido e interessante. E mostra ainda hilárias controvérsias que fazem parte da genialidade de Woody Allen nos diferentes campos em que o diretor atua. Não é um filme de fã, mas uma obra que procura entender as várias facetas do homem. (Mario Abbade/AG)
Confira o trailer do filme: