Quarta-feira, 15 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Cinema ESTREIA – Mergulho no passado para entender o presente

Compartilhe esta notícia:

O sociólogo Francisco de Oliveira é um dos entrevistados do filme. (Foto: Reprodução)

O interesse pelos documentários de “cabeças falantes” – que se concentram em perfilar depoimentos – depende muito de quem são as cabeças e do que elas têm a nos falar. “Um Sonho Intenso” segue esse formato, com o objetivo, resumido por um entrevistado, de “mergulhar no passado para entender o presente”. Pois bem: se o espectador está interessado em compreender melhor o Brasil de hoje, da crise política aos engarrafamentos nas grandes cidades, as cabeças falantes ouvidas pelo diretor José Mariani trazem informações e análises preciosas que ajudam a combater um dos males do debate público, o “viés de confirmação”, ter uma tese e buscar na realidade apenas os indícios que a confirmam, desprezando tudo o que a contraria.

LEIA TAMBÉM:

Tirando a mentira…

Paródia, carros e uns niqueis a mais

Sean Penn se torna herói de filme de pancadaria em “O Franco-Atirador”

John Madden convoca Richard Gere na sequência cômica “O Exótico Hotel Marigold 2”

Dedicado ao economista Celso Furtado (1920-2004), o filme convida seus qualificados depoentes a analisarem um século de história do Brasil com ênfase nos processos econômicos e políticos, tendo em vista a busca de um país “desenvolvido, democrático e multirracial”, como afirma Maria da Conceição Tavares. Ricardo Bielschowsky (que aparece nos créditos como consultor), Carlos Lessa, Adalberto Cardoso, Francisco de Oliveira, Luiz Gonzaga Belluzzo, Celso Amorim e Lena Lavinas são alguns dos”guias” que, em uma espécie de longa conferência com múltiplos palestrantes, diagnosticam as características do processo de desenvolvimento brasileiro ao longo do século XX, de Vargas a Lula. Imagens de arquivo — como as extraídas dos documentários “Maioria absoluta” e “ABC da greve”, ambos de Leon Hirszman – complementam essa aula magna.

tags: economia

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cinema

ESTREIA – Paródia, carros e uns niqueis a mais
ESTREIA – Tirando a mentira…
https://www.osul.com.br/estreia-mergulho-no-passado-para-entender-o-presente/ ESTREIA – Mergulho no passado para entender o presente 2015-05-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar