Por Redação O Sul | 29 de abril de 2019
Estudantes brasileiros se depararam com atos de preconceito na Universidade de Lisboa, em Portugal. No corredor da universidade de direito, a maior do país, uma caixa foi instalada com o titulo de “loja de souvenirs”. Na placa que havia na caixa dizia que o conteúdo era gratuito e com a finalidade de atirar em ‘zucas’, apelido pejorativo para brasileiros em Portugal. Dentro da caixa haviam pedras.
Dentro das caixas haviam pedras. (Foto: Reprodução)
Questionados pelos estudantes brasileiros, portugueses falaram que era apenas uma “brincadeira”. A explicação seria o fato de que brasileiros teriam “passado à frente no mestrado”. Em outras placas haviam mensagens como “não alimentem os pombos” e outra, ao fundo, pede “contribuições para alimentar nossos animais”.
Placas xenofóbicas espalhadas pelos corredores da universidade. (Foto: Reprodução)
Em nota, a Faculdade de Direito explicou que está se aproximando a data das eleições para associação acadêmica, que representa os alunos da instituição. E que não seriam toleradas atos de preconceitos. Os alunos brasileiros realizaram um protesto pedindo mais respeito e uma posicionamento mais efetivo da Universidade.
Brasileiros protestam contra xenofobia (Foto: Reprodução)
A reitoria da Universidade, em resposta ao Jornal Extra, informou que irá abrir uma sindicância e um processo disciplinar para os alunos mentores da “brincadeira”.