Quinta-feira, 31 de outubro de 2024
Por Redação O Sul | 1 de agosto de 2015
A Ford está comemorando 80 anos de existência do seu Estúdio de Design nos Estados Unidos, responsável pela criação de grandes sucessos da indústria automobilística e inovações que continuam marcando época. Além de desenvolver novas técnicas e tecnologias que tornaram os veículos mais seguros, eficientes e confortáveis, nesse estúdio nasceram verdadeiros ícones como o Ford GT, o Mustang, o Thunderbird e o Ford 49.
A área de design foi montada em 1935 por Edsel Ford para desenvolver o estilo e funcionalidade dos veículos da marca. A criação da área é um dos marcos da história de mais de 100 anos da Ford, que pode ser contada pela evolução do design automobilístico. De suas pranchetas, saíram também sucessos atuais como o Edge, o Fusion, a F-150 e as novas gerações do Mustang e Ford GT. A área atraiu designers de outros setores, incluindo os de interior, e contribuiu para ampliar a convergência de tendências na indústria.
Uma visão radical dessa evolução pode ser vista quando se colocam lado a lado o pioneiro Modelo T e o novo Ford GT. Vários exemplos de inovações criadas nos Estúdios de Design da Ford continuam presentes nos carros de hoje, como os cintos de segurança, materiais alternativos e a pintura perolizada. Há também curiosidades, como o sistema de navegação que pode ser considerado o avô do atual GPS. Na história, introduziu diversas escolas e tendências de estilo, favorecendo a aerodinâmica e a interação da forma e função no design. O estúdio avançou também em outros campos da tecnologia para o uso prático e racional do automóvel.
Inovações do Estúdio de Design da Ford ao longo do tempo |
· Carro de soja (1941), trazendo a visão de sustentabilidade nos automóveis. Henry Ford uniu sua experiência em agricultura com o amor ao negócio automotivo quando criou o Soybean Car. Em resposta à escassez de metal na época, desenvolveu um carro com plástico feito de soja, linhaça e outros materiais naturais. Para provar a resistência do produto, ele próprio fez uma demonstração batendo na carroceria com uma marreta. Além disso, o carro era quase 500 kg mais leve que os modelos tradicionais de aço. |
· A pintura perolizada (1955), hoje largamente difundida, foi outro marco. A Ford criou um brilho novo quando apresentou o carro-conceito Futura com tinta perolizada. A empresa foi uma das primeiras a apresentar a nova técnica, que consistia em adicionar pérolas trituradas à tinta. |
· Os primeiros cintos de segurança (1956) avançaram no conceito de segurança passiva. Eles foram lançados junto com o Sistema Lifeguard, desenvolvido pela Ford para proteção dos ocupantes dos veículos. Composto de cinco itens, o sistema incluía ainda trincos de segurança nas portas, painel de instrumentos acolchoado, quebra-sóis e volante com sistema de absorção de energia em impactos. |
· Teto rígido retrátil (1957) foi outro marco de design. Os tetos rígidos conversíveis não eram novidade na época, mas precisavam ser removidos e guardados fora do veículo. A Ford projetou um teto rígido que era rebatido automaticamente em apenas 40 segundos e guardado no porta-malas. |
· Com o precursor do GPS (1964), a Ford deu o passo inicial para o desenvolvimento dos sistemas de navegação para automóveis, quase 30 anos antes da produção dos primeiros GPS. A novidade foi apresentada com o carro-conceito Aurora, na forma um mapa que se ajustava automaticamente à localização do veículo. |
· O teto solar elétrico (1971) criou um sistema prático e funcional. A Ford modernizou o seu teto solar transformando o comando manual em elétrico, que garante acesso à luz do sol e ventilação extra ao toque de um botão. |
· O acesso sem chave (1980) criou uma nova tendência, aperfeiçoada anos mais tarde. Pela primeira vez, a Ford introduziu o sistema de acesso sem chave, um teclado com cinco botões na porta do motorista para abertura por senha. Mais uma tecnologia que foi aprimorada e pode ser vista no atual Fusion, embutida na coluna. |
· O suporte para copos (1984), uma comodidade simples mas então inexistente, hoje é obrigatória em qualquer veículo. A necessidade de porta-copos nasceu na década de 50, com a popularização dos restaurantes e cinemas drive-in nos Estados Unidos. Quase 30 anos depois, a Ford introduziu o primeiro porta-copos no Bronco 1984, item hoje presente no projeto de praticamente todos os carros. |
· O sistema SYNC (2007) introduziu a conectividade e entretenimento nos automóveis na era da eletrônica. O Ford SYNC estreou em 2007 no Salão de Detroit. Ele permite ao motorista fazer e receber chamadas do celular, selecionar músicas e outras funções por comandos de voz. Hoje na terceira geração, já equipa mais de 12 milhões de veículos no mundo. |
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