Quarta-feira, 11 de junho de 2025
Por Redação O Sul | 7 de outubro de 2022
Economista afirmou que a Rússia está acostumada a negociar fora do sistema e que eliminar Putin não resolveria o conflito
Foto: Divulgação/KremlinO presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, revelou nesta semana que há um risco de “armagedom nuclear” no nível mais alto desde a crise dos mísseis cubanos de 1962. Em participação na BM&C News nesta sexta-feira (7), o economista da Universidade de São Paulo (USP) Alan Ghani comentou a declaração do líder norte-americano, e avaliou o desenrolar da guerra entre Rússia e Ucrânia.
“Eu acho que o Putin já ganhou a guerra”, disse o economista, que continuou, “como eu previ desde o início, muitos diziam que a Rússia estaria devastada em uma semana”. Nesse contexto, Ghani afirmou que Moscou está acostumada a negociar “fora do sistema”. Além disso, recordou que a Rússia tem uma porta de comércio com a China, e a China ainda está como sua aliada.
Eliminar Putin
Ghani ainda destacou que mesmo – hipoteticamente – eliminando-se o presidente russo, a guerra não iria acabar. Isso porque, na sua visão, há toda a burocracia russa em torno do Putin. “Pode ser que ele caia e venha alguém ainda mais duro”.
O economista da USP ressaltou que, isso tudo é um ponto histórico desde o final da guerra fria, “a Rússia sempre se incomodou com a expansão da Otan sobre antigos aliados russos”, finalizou.