Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo EUA e Irã sinalizam possível acordo nuclear hoje

Compartilhe esta notícia:

John Kerry estaria aguardando a resposta de ministros para que uma nova rodada de negociações pudesse concluir oficialmente o acerto. (Foto: Mark Wilson/AFP)

Após atrasos, trocas de acusações e impasses entre o Irã e o grupo de potências P5+1 (Estados Unidos, China, França, Reino Unido, Rússia mais a Alemanha) que negociam um acordo para regulamentar o programa nuclear do país, diplomatas sinalizaram que um acerto pode, enfim, ser selado. O anúncio deve sair nesta segunda-feira, prazo máximo para a assinatura de um documento final.

“Acho que estamos chegando a umas decisões bastante concretas. Digo, ainda temos coisas difíceis a acertar, mas estou esperançoso”, declarou o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, um dos protagonistas das negociações.

Em uma reunião com a delegação que lidera em Viena (Áustria), Kerry estaria aguardando a resposta de ministros para que uma nova rodada de negociações pudesse concluir oficialmente o acordo nuclear entre o Irã e as potências. Por sua vez, o chanceler iraniano, Mohammad Javad Zarif, disse que “não haverá mais adiamentos”.

O chefe do setor nuclear de Teerã, Ali Akhbar Salehi, garantiu que as potências acertaram as questões técnicas e o acordo é bastante possível. O texto com os anexos estaria praticamente finalizado, segundo ele.

Nesse domingo, os chanceleres russo, Sergei Lavrov, e chinês, Wang Yi, partiram novamente para Viena. A dupla, que tem mais proximidade com Teerã, afirmou que somente voltaria à mesa em Viena quando um acordo parecesse iminente.

Vários diplomatas ligados às negociações disseram que o acerto final seria alcançado muito em breve, com “98%” dos termos acertados. Dois deles, sob anonimato, falaram que o acordo poderia ficar pronto já no domingo.

Contudo, a agência estatal iraniana citou, anonimamente, diplomatas que disseram que seria “impossível” que o acordo saísse nesse domingo, por causa do tamanho do documento, mais de cem páginas. “Pode parecer que estamos no topo da montanha. Mas ainda não está concluído. Mesmo se falharmos, teremos concluído nosso papel”, avaliou o presidente do Irã Hassan Rouhani.

Desconfianças
No sábado, Kerry e o chanceler iraniano voltaram a se desentender sobre o estado das negociações. Enquanto o norte-americano e a Casa Branca disseram estar confiantes em uma resolução rápida – pelo acerto ou não –, assessores de Zarif afirmaram que ele ficaria na mesa de negociações o quanto fosse necessário.

O chanceler da França, Laurent Fabius, afirmou no domingo esperar que todas as nações negociadoras estejam agora “no mesmo estágio”, o final. Um dia antes, ele disse que “todas as cartas estão na mesa”.

Um diplomata iraniano se reservou a dizer que “ainda falta vontade política” para o fechamento do acerto. “Um acordo está ao alcance de nossas mãos. Mas ainda falta vontade política nesse momento”, advertiu pelo Twitter Alireza Miryousefi.

Atrasos
Pela parte dos EUA, o prazo final estipulado para as conversas é nesta segunda-feira. Um novo adiamento precisaria receber aval do Congresso. Com maioria republicana, o governo não quer correr o risco.

Adiado por várias vezes, o acordo continua sob condições como o levantamento imediato de sanções a Teerã e o fim do embargo à venda de armas – apoiado abertamente pelos russos. Com as etapas prévias, as negociações já duram mais de um ano e meio, e podem, enfim, encerrar as tensões entre o Irã e o Ocidente. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Assessores de Dilma entendem que o discurso de golpismo constrange a oposição e estimula lideranças do PT a defenderem o governo
Mais de 2,5 mil veículos e sucatas serão leiloados pelo Detran gaúcho neste mês
https://www.osul.com.br/eua-e-ira-sinalizam-possivel-acordo-nuclear-hoje/ EUA e Irã sinalizam possível acordo nuclear hoje 2015-07-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar