Terça-feira, 14 de Julho de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
Fair

Mundo EUA hasteia bandeira em embaixada em Cuba após 54 anos

Compartilhe esta notícia:

Ato foi comandado pelo secretário de Estado norte-americano, John Kerry. (Foto: Pablo Martinez Monsivais/AFP)

Pela primeira vez em 54 anos, a bandeira norte-americana foi hasteada nessa sexta-feira na embaixada dos Estados Unidos na capital de Cuba, em mais um momento marcante da reaproximação entre Washington e Havana. Embora as representações tenham sido reabertas no dia 20 de julho, a casa dos EUA na ilha deixou sua carga maior de simbolismo para essa sexta-feira, com a cerimônia de hasteamento da bandeira sob o comando do secretário de Estado, John Kerry.

Durante seu discurso, entremeado por breves declarações em espanhol, o chefe da diplomacia norte-americana afirmou que a retomada das relações será boa para a população dos dois países. “Não há nada a temer”, disse. Kerry também afirmou que “a população de Cuba seria mais bem servida por uma democracia genuína”. Para marcar o momento histórico, os três fuzileiros navais que baixaram a bandeira em 1961, quando as relações foram rompidas, participaram do evento.

Na cerimônia, Jeffrey DeLaurentis, que é cotado para ser o embaixador em Cuba, afirmou que o dia marca “o início de um novo capítulo” no caminho da normalização das relações entre os dois países. “É uma estrada longa e complexa, mas é o caminho certo”, disse.

Embargo

Centenas de cubanos acompanharam o ato. Apesar do reatamento das relações diplomáticas, o embargo dos EUA continua em vigor e o país norte-americano segue ocupando a base de Guantánamo. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Principais riscos à economia brasileira retrocederam, diz ministro da Fazenda
Alta do dólar gera momento “muito favorável” à indústria brasileira, diz ministro da Fazenda
Deixe seu comentário
Pode te interessar