Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Eurogrupo volta a se reunir neste domingo para discutir futuro da Grécia

Compartilhe esta notícia:

Em uma carta, assinada pelo ministro das Finanças da Grécia, Euclidis Tsakalotos, o país solicita ajuda, em valor não especificado, por três anos (Foto: AP)

Os ministros das Finanças e da Economia da zona do euro voltam a discutir neste domingo (12) a ajuda a Grécia. A reunião dos Eurogrupo de sábado (11) terminou sem acordo.

Os ministros estiveram reunidos por mais de sete horas no sábado para avaliar as propostas apresentadas na véspera pelo governo grego em troca de ajuda financeira ao país, que tem dívidas superiores a 150% de seu PIB (Produto Interno Bruto).

Eles reconheceram as dificuldades no debate. “Foram discutidas as questões de credibilidade e confiança, além das questões do financiamento relacionadas, mas não chegamos a uma conclusão”, afirmou o holandês Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo. “Ainda é muito difícil, mas o trabalho ainda está em progresso.”

Sob a presidência dele, o fórum começou às 10h30min (horário de Brasília) a analisar o plano de reformas solicitado pelo governo de Alexis Tsipras para que a Grécia receba um novo resgate, por um período de três anos e por um valor de cerca de 50 bilhões de euros.

As últimas propostas do governo grego, no entanto, estão longe de serem suficientes para a concessão de um terceiro pacote de ajuda financeira a Atenas, disse o ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schäuble, em Bruxelas. “A confiança foi destruída de uma maneira inacreditável nos últimos meses”, disse o alemão, acrescentando que não poderia “confiar em promessas” para aceitar continuar a ajudar a Grécia.

Propostas

Na quarta-feira (08), os gregos entregaram uma carta com um pedido formal para um empréstimo de resgate ao Mecanismo Europeu de Estabilização (ESM, na sigla em inglês), órgão responsável por fornecer ajuda financeira aos integrantes do bloco.

Na carta, assinada pelo ministro das Finanças da Grécia, Euclidis Tsakalotos, o país solicita ajuda, em valor não especificado, por três anos, e se compromete a realizar “reformas e medidas amplas a serem implementadas nas áres de sustentabilidade fiscal, e crescimento de longo prazo”.

Em troca, se compromete a “implementar imediatamente um conjunto de medidas, a partir da próxima semana, incluindo mudanças relacionadas a reforma tributária e a pensões”. As medidas foram detalhadas em plano entregue na quinta-feira (09).  (AG)  

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Concessionária Fraport abre vagas de trabalho nos aeroportos de Porto Alegre e Fortaleza
Avião da Air France faz pouso de emergência no Canadá por falha em motor
https://www.osul.com.br/eurogrupo-volta-a-se-reunir-neste-domingo-para-discutir-futuro-da-grecia/ Eurogrupo volta a se reunir neste domingo para discutir futuro da Grécia 2015-07-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar