Quinta-feira, 20 de agosto de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Evento na UFRGS homenageia 80 anos de nascimento da artista plástica gaúcha Magliani

Compartilhe esta notícia:

Pintora também atuou como ilustradora e diagramadora em veículos da imprensa, além de cenógrafa, figurinista e atriz. (Foto: Carlos Magno/Estudio Dezenove)

Abrindo as comemorações do 80º aniversário de nascimento da artista plástica gaúcha Maria Lídia Magliani (1946-2012), celebrados em 25 de janeiro, o Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) recebe às 17h desta quinta-feira (22) uma roda de conversa com a crítica e historiadora da arte Neiva Bohns e os artistas visuais Julio Castro e Romanita Disconzi.

O evento é gratuito e aberto ao público, na Sala Araucária do Campus Central, com acesso pela rua Engenheiro Luiz Englert nº 333, em Porto Alegre. A realização é do espaço cultural Estudio Dezenove, com apoio institucional do Hotel Praça da Matriz.

Nascida em Pelotas e depois radicada em Porto Alegre, São Paulo, Tiradentes e Rio de Janeiro, Magliani graduou-se em 1967 pelo Instituto de Artes da UFRGS, mesma instituição na qual obteve pós-graduação em pintura e formação pedagógica na Faculdade de Filosofia.

Na década de 1970 passou a realizar exposições regulares em diversas cidades do País e atuou em diferentes segmentos além da pintura – sua atividade mais consolidada. Foi também ilustradora e diagramadora em veículos da imprensa, além de cenógrafa, figurinista e atriz.

Destacou-se como mulher culta, talentosa e questionadora, em um ambiente marcado por adversidades. Sua técnica predominante foi a pintura, marcada na forma pelo figurativismo neoexpressionista e pautada no conteúdo pelo questionamento da condição social feminina e do ser humano como um todo, com seus desafios e incertezas existenciais.

“Minha pintura sempre foi e continua sendo um jeito pessoal de pensar o mundo, um instrumento de investigação humana”, definia.

Desde 2013 (um ano após ela falecer), o amigo e parceiro de ateliê no Estudio Dezenove, Julio Castro, mantém no Rio de Janeiro o Núcleo Magliani, espaço dedicado à preservação do legado da artista gaúcha. Dentre as atividades realizadas estão a pesquisa, mapeamento da obra, exposições com peças do acervo e seminários, conforme detalhado nas redes sociais da instituição..

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Porto Alegre lidera ranking nacional de funcionamento da máquina pública entre as capitais
Concluída a reconstrução do trecho 2 do dique do Sarandi, em Porto Alegre
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x