Segunda-feira, 07 de outubro de 2024
Por Carlos Roberto Schwartsmann | 2 de outubro de 2024
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
No final de semana passado estive em Nova Roma do Sul para conhecer novas vinícolas. Passeio deslumbrante e surpreendente. Primeiro mundo!
Para chegar lá é necessário cruzar a nova ponte do rio das Antas. Inicialmente tive grande dificuldade de acreditar que todo vale tinha sido tomado pela água e que o rio passou por cima da ponte antiga ,construída em 1952, com 46 metros de altura.
Inacreditável também foi o que aconteceu conosco em Porto Alegre. Nossa capital foi inundada pela enchente. Não foi a primeira vez .Existem relatos de ocorrência similar desde 1873. Depois em 1897 ,1905 e 1914. Entretanto a de maior magnitude foi a de 1941. Recentemente todos eventos climáticos que ocorrem nos consideram culpados! Será que realmente existem por culpabilidade do homem. A ação humana seria devastadora para a terra e o meio ambiente. O único animal racional seria responsável pelas inundações, pela estiagem, pelos incêndios florestais, pelas ondas de calor, pelos ciclones, etc.
Acredita-se que a terra exista há 4,5 bilhões de anos. Ela é composta de dois terços de água e um terço por solo. Os dinossauros foram extintos há 66 milhões de anos quando um asteroide atingiu a terra .O impacto dessa colisão teria sido igual a milhões de bombas atômicas! Por enquanto só lançamos duas. Tristemente em Hiroshima e Nagasaki.
O homo Erectus , quando ficou de pé ,está no planeta há 2 milhões de anos! O Homo de Neandertal está há 500 mil anos! O Homo Sapiens nasceu entre 200 a 300 mil anos!!
Nesse final de semana, a notícia que mais chamou nossa atenção foi a passagem do cometa do século , o Tsuchinschan , que voltará a ser visto por nós daqui a 80 mil anos! Fico curioso em saber para onde ele está indo e aonde ele vai dar a volta!!
A maior estiagem no Brasil ocorreu em 1877 no nordeste. Calcula se que 500 mil pessoas morreram de calor , fome e sede.
A inundação do Rio Amarelo na China em 1931 matou 1,4 milhão de pessoas. O Tsunami na Indonésia em 2004 matou 300 mil pessoas.
Os atuais incêndios florestais no Brasil já consumiram 1 milhão de hectares, mas na Rússia, na Sibéria em 2003 ocorreu o maior incêndio florestal da história , 22 milhões de hectares. Em 2019 na Austrália o fogo atingiu 13 milhões de hectares. Morreram 3 bilhões de animais!
Hoje acusam o homem da culpa de qualquer evento climático, principalmente depois da poluidora revolução industrial!
O Universo e o Tempo ainda são grandes enigmas para nó , mas podemos ter certeza que o homem na terra sempre será um convidado, jamais será um protagonista ou um anfitrião!
Eventos climáticos existem há milhões de anos!!
Por favor, não culpem o bicho Homem!
(Carlos Roberto Schwartsmann – Médico e Professor universitário – schwartsmann@santacasa.org.br)
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Voltar Todas de Carlos Roberto Schwartsmann