Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Evo Morales coloca em risco a continuidade na presidência da Bolívia por causa do caso com uma ex-namorada

Compartilhe esta notícia:

Presidente criticou a exploração política do caso. (Foto: Johan Ordonez/AFP)

A campanha para o referendo que decidirá se o presidente da Bolívia, Evo Morales, terá direito a disputar um novo mandato entra em sua semana decisiva em meio a denúncias sobre a vida pessoal do presidente e um suposto caso de tráfico de influência envolvendo ele e uma ex-namorada. As últimas pesquisas indicam um empate técnico e o presidente criticou a exploração política do caso.

Na semana passada, o jornalista boliviano Carlos Valverde revelou que Evo teve, em 2007, um filho com a advogada Gabriela Zapata, hoje gerente executiva da empresa chinesa CAMC, detentora de diversos contratos para obras com o governo boliviano – os valores somam 566 milhões de dólares. O jornalista diz que o envolvimento da advogada com a assinatura dos contratos com o governo para a construção de uma mina de potássio no Salar de Uyuni, uma linha de trem e uma represa teria favorecido a CAMC.

O governo admitiu o relacionamento entre Evo e Gabriela e o nascimento do bebê, que morreu com 1 ano de idade. O presidente, no entanto, nega as acusações de tráfico de influência e determinou a investigação dos contratos com a transnacional chinesa. “A controladoria-geral deve investigar imediatamente e revelar a verdade sobre os contratos com a CAMC. Peço isso publicamente, que façam uma investigação profunda”, disse Evo. Cientistas políticos afirmam que as acusações surpreenderam os bolivianos, acostumados à estabilidade política e à imagem honesta do presidente. (AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Frio congelante leva Nova York a decretar alerta
DMLU fará mutirão de limpeza dos resíduos originados do temporal
https://www.osul.com.br/evo-morales-coloca-em-risco-a-continuidade-na-presidencia-da-bolivia-por-causa-de-caso-com-uma-ex-namorada/ Evo Morales coloca em risco a continuidade na presidência da Bolívia por causa do caso com uma ex-namorada 2016-02-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar