Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Evo Morales renuncia à Presidência da Bolívia

Compartilhe esta notícia:

Após protestos e pressão das Forças Armadas, líder anuncia saída do cargo em pronunciamento na TV. (Foto: Reprodução)

O presidente boliviano, Evo Morales, renunciou à Presidência da Bolívia às 17h (18h em Brasília), de Cochabamba, após pressão das Forças Armadas e protestos intensos em todas as grandes cidades do país.

“Me dói muito que nos tenham levado ao enfrentamento. Enviei minha renúncia para a Assembleia Legislativa Plurinacional”, afirmou na televisão.

Morales já havia convocado novas eleições no começo do dia e pedido que se reduzisse a tensão no país, após três semanas de enfrentamentos violentos que causaram três mortes e deixaram mais de 300 feridos nas principais cidades do país.

A tensão aumentou ao longo do domingo, com a oposição insistindo que Evo renunciasse. O comandante das Forças Armadas, Williams Kaliman, fez um pronunciamento na televisão à tarde, em que sugeria que Evo Morales renuncie a seu mandato, para pacificar as ruas.

Por volta das 17h (horário de Brasília), o avião presidencial decolou do aeroporto de El Alto, em La Paz, onde o presidente estava desde a manhã do domingo, alimentando especulações de que ele poderia estar deixando o país. Em vez disso, porém, aterrissou no aeroporto de Chimoré, perto de Cochabamba, um reduto político de Morales, onde este tem uma casa.

O anúncio do novo pleito foi feito pelo mandatário na manhã do domingo, depois que o secretário-geral da  Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, pediu a anulação das eleições na Bolívia, após auditoria realizada na apuração dos votos. Almagro instou o governo de Morales a convocar novas eleições.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Brasileira e bebê são encontrados mortos dentro de casa na Holanda
Apostar nas loterias está mais caro
https://www.osul.com.br/evo-morales-renuncia-a-presidencia-da-bolivia/ Evo Morales renuncia à Presidência da Bolívia 2019-11-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar