Domingo, 19 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 11 de novembro de 2015
O presidente romeno Klaus Iohannis nomeou nessa terça-feira como primeiro-ministro o ex-comissário europeu para a Agricultura Dacian Ciolos, após a renúncia do governo de Victor Ponta, devido ao incêndio em uma boate em Bucareste no final de outubro. “Temos a necessidade de um primeiro-ministro independente, ou tecnocrata, como se diz, uma pessoa íntegra que não esteja envolvida em escândalos e que tenha demonstrado ser capaz de gerenciar situações complicadas”, disse.
Comissário europeu para a Agricultura entre 2010 e 2014, Ciolos, de 46 anos, é desde julho passado conselheiro para a segurança alimentar do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker. Entre 2007 e 2008, foi ministro da Agricultura no governo de centro-direita romeno.
Depois que milhares de pessoas foram às ruas nos últimos dias pedindo “uma mudança profunda” em uma classe política considerada corrupta e responsável pela tragédia na discoteca, Iohannis avaliou que “a melhor solução seria a formação de um governo integrado por tecnocratas”. O último balanço de vítimas do incêndio na discoteca é de 46 mortos e, entre as dezenas de feridos, há 15 em estado grave. (AFP)