Domingo, 04 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Ex-deputado Wolney Queiroz será o novo ministro da Previdência Social, informa o governo

Compartilhe esta notícia:

O novo ministro Wolney Queiroz Maciel atualmente é secretário-executivo da Previdência Social.

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados/Divulgação
O novo ministro Wolney Queiroz Maciel atualmente é secretário-executivo da Previdência Social. (Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados/Divulgação)

O governo federal informou nesta sexta-feira (2) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou o ex-deputado federal Wolney Queiroz para ser o novo ministro da Previdência Social, após a saída de Carlos Lupi.

O agora ex-ministro pediu demissão após desgastes no governo por conta do escândalo da fraude nos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que pode ter desviado até R$ 6,3 bilhões de aposentados e pensionistas.

Esta não é a primeira vez que Lupi deixa o comando de uma pasta na Esplanada. Em 2011, em meio a denúncias de corrupção, ele pediu demissão da chefia do Ministério do Trabalho.

Quatorze anos depois, Carlos Lupi está no centro das investigações de um esquema de fraudes e desvios de dinheiro de aposentadorias e pensões do INSS.

Registros e detalhes dos inquéritos conduzidos pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pela Polícia Federal levantaram suspeitas sobre o conhecimento de Carlos Lupi do esquema e uma possível omissão do ex-ministro.

O novo ministro Wolney Queiroz Maciel atualmente é secretário-executivo da Previdência Social. Ele nasceu em Caruaru, Pernambuco, e é o atual secretário-executivo do Ministério da Previdência, o segundo cargo mais importante do ministério. Filiado ao PDT — mesmo partido do qual Lupi é presidente licenciado — Queiroz exerceu seis mandatos consecutivos como deputado federal por Pernambuco desde 1995.

Em 2022, Wolney Queiroz assumiu a liderança da oposição ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados, representando um bloco formado por diversos partidos de esquerda. No mesmo ano, disputou a reeleição, mas não obteve êxito.

Operação

A operação realizada pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU) revelou que associações que oferecem serviços a aposentados cadastravam pessoas sem autorização, com assinaturas falsas, para descontar mensalidades dos benefícios pagos pelo INSS.

O esquema, conforme a investigação, teve início em 2019, no governo de Jair Bolsonaro (2019-2022), e prosseguiu neste terceiro mandato de Lula. Entre 2019 e 2024, o prejuízo aos aposentados pode chegar a R$ 6,3 bilhões.

A operação apreendeu com os suspeitos diversos itens de valor, entre os quais dinheiro em espécie e carros de luxo, como uma Ferrari, joias, relógios de luxo e quadros. A descoberta levou ao afastamento do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, que depois foi demitido.

Outros cinco servidores públicos foram afastados. Além deles, seis pessoas ligadas a uma associação de Sergipe foram presas.

A Polícia Federal considera o lobista Antonio Carlos Camilo Antunes — conhecido, segundo os próprios investigadores, como Careca do INSS — como o principal operador do esquema de desvio de dinheiro dos aposentados e pensionistas do INSS. Ele é sócio de 22 empresas. Segundo a polícia, todas registradas no mesmo endereço em Taguatinga, a 20 km de Brasília.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Carlos Lupi deixa o Ministério da Previdência após escândalo de fraudes no INSS
Fim da escala 6×1: veja em que estágio está a proposta no Congresso
https://www.osul.com.br/ex-deputado-wolney-queiroz-sera-o-novo-ministro-da-previdencia-social-informa-o-governo/ Ex-deputado Wolney Queiroz será o novo ministro da Previdência Social, informa o governo 2025-05-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar