Segunda-feira, 24 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 12 de setembro de 2015
O engenheiro e ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, afirmou à PF (Polícia Federal) que a sua nomeação para o cargo que ocupou entre 2004 e 2012 contou com a influência do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em depoimento mediante delação premiada, o executivo condenado a 12 anos de prisão, atualmente cumprida em regime domiciliar, atribuiu a informação ao ex-deputado federal José Janene (PP-PR), morto em 2010 devido a problemas cardíacos.
Acusado de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, Janene era um dos pivôs do processo do mensalão, aberto em 2005 para investigar o pagamento de propina a parlamentares para aprovação de projetos de interesse do governo.
Janene teria dito que Lula chegou a ameaçar de demissão o ex-presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, a fim de garantir a indicação. “Eu soube, por meio do deputado Janene, que Lula ligou para o então presidente da estatal, exigindo que eu fosse nomeado, sob pena do próprio Dutra ser demitido do cargo”, depôs Costa.
Chantagem
De acordo com o mesmo relato, a pressão pela indicação de Costa envolveu a disputa entre PT e PP pelo comando do setor de Abastecimento da petroleira. Os progressistas teriam bloqueado a pauta de votações do governo na Câmara dos Deputados, obrigando Lula a ceder, mesmo profundamente irritado com a manobra. (Marcello Campos com agências)