Sábado, 10 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 9 de janeiro de 2017
A advogada Maristela Basso, professora de direito internacional da USP (Universidade Federal de São Paulo), informou que a sua cliente Maria Christina Mendes Caldeira, ex-mulher do ex-deputado federal Valdemar Costa Neto, “fugiu” para os Estados Unidos. Segundo ela, socialite levou apenas algumas roupas e um cão vira-latas treinado para acompanhar pessoas com síndrome do pânico.
“Desde o último dia 5 de janeiro, Maria Christina mora nos Estados Unidos em local desconhecido e teve a identidade trocada”, detalhou a defensora. “Ela está sob proteção do governo norte-americano, que analisa seu pedido de asilo político.”
A mudança teria sido motivada por supostas ameaças no Brasil por ter em mãos um dossiê que atinge o ex-marido e outros políticos de peso, como ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha.
Ela teria oferecido a papelada para procuradores brasileiros, mas, como não houve garantia de proteção, decidiu procurar ajuda no exterior e entregar ao Departamento de Justiça norte-americano documentos que descrevem operações financeiras em contas e offshores (empresas sediadas em paraíso fiscal) do ex-marido e de seus aliados políticos. O material também revelaria a existência de dois cofres alugados em bancos no Uruguai e em Portugal, onde políticos brasileiros guardariam diamantes de operações feitas na África.