Sábado, 06 de junho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Ex-presidente dos Estados Unidos, George W. Bush defende que o mundo está melhor sem Saddam Hussein

Compartilhe esta notícia:

George W. Bush ao lado de sua esposa, Laura Bush. (Foto: Grant Miller/The Bush Center)

O ex-presidente norte-americano George W. Bush se pronunciou nessa quarta-feira, após a divulgação de um relatório britânico sobre a guerra do Iraque, e disse que ainda defende que o mundo está melhor sem Saddam Hussein. “Apesar dos fracassos dos serviços de Inteligência e de outros erros que já reconheceu, o presidente W. Bush continua considerando que o mundo inteiro está melhor sem Saddam Hussein no poder”, declarou o porta-voz do ex-presidente, o qual foi responsável pela invasão ao Iraque, iniciada em 2003.

Bush tem um enorme “reconhecimento da ação e do sacrifício das forças americanas e da coalizão durante a guerra contra o terror”, disse o porta-voz Freddy Ford, acrescentando que W. Bush ainda não havia lido o relatório Chilcot divulgado nessa quarta-feira em Londres.

O informe Chilcot faz um balanço demolidor da política do então primeiro-ministro britânico Tony Blair em 2003. O texto diz que a invasão do Iraque foi prematura e mal preparada e sustenta que Blair prometeu ao colega norte-americano que iria segui-lo “acontecesse o que acontecesse”. O ex-primeiro-ministro apresentou suas desculpas pelos erros apontados no informe, mas também defendeu a decisão de ir à guerra no Iraque. Para ele, a invasão fez do mundo um lugar “mais seguro”.

O alto escalão do governo Barack Obama evitou comentar a divulgação do relatório britânico. O porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, limitou-se a lembrar que a oposição de Obama à guerra no Iraque é “bem conhecida”.

Obama teve “de administrar as consequências dessa catastrófica decisão durante toda sua presidência. Outros presidentes deverão fazer o mesmo (…). É importante que os Estados Unidos (…) aprendam as lições de seus erros passados”, completou. (AFP)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Hillary Clinton amplia vantagem sobre Donald Trump para 13 pontos
Barack Obama constrange sua filha durante discurso
Pode te interessar