Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Heavy Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo A ex-procuradora-geral da Venezuela diz que assassinos estão à sua procura

Compartilhe esta notícia:

A ex-procuradora Luísa Ortega Díaz. (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

A ex-procuradora-geral da Venezuela Luisa Ortega Díaz afirmou em entrevista à revista alemã Der Spiegel que nem mesmo após ter abandonado seu país se sente segura, porque sabe que mandaram “assassinos” à sua procura.

“Tenho informações de que mandaram assassinos atrás de mim”, disse a ex-procuradora-geral, que acrescenta que recebeu “várias ameaças” antes de decidir abandonar a Venezuela. Não obstante, se mostrou disposta a continuar lutando pelo seu país desde o exterior.

Ortega reiterou também que tem documentos que provam que o presidente venezuelano Nicolás Maduro enriqueceu a partir de fraudes nos fundos públicos. Os documentos apontariam que o chavista obteve dinheiro público, destinado em um primeiro momento à compra de alimentos, através de uma empresa mexicana.

A ex-procuradora também apontou que a construtora brasileira Odebrecht pagou 100 milhões de dólares a familiares de Diosdado Cabello, o homem forte da recém-eleita Assembleia Nacional Constituinte (ANC) chavista, através de uma companhia espanhola. “Estamos perante um grupo de gente que não são homens de Estado, mas sim criminosos”, destacou.

Ortega explicou que decidiu abandonar a Venezuela quando o governo pediu a prisão de seu marido, o deputado Germán Ferrer, que segundo a nova Promotoria liderou uma trama milionária de extorsão que operava desde o Ministério Público. Além disso, a ex-procuradora-geral da Venezuela pediu à comunidade internacional que aumente a pressão sobre o governo venezuelano.

Ortega, acusada de traição por Maduro, abandonou a Venezuela nesta semana e denunciou desde Brasília supostas práticas corruptas dos dirigentes chavistas. A ex-procuradora acrescentou em declarações à imprensa que entregará as provas às autoridades de diferentes países, entre eles Estados Unidos, Colômbia e Espanha, “para que se examine” em “virtude do princípio de jurisdição universal”.

Emissoras

As emissoras privadas 92.9 FM e Mágica 99.1 saíram do ar nas últimas horas deste sábado (26) após o governo da Venezuela ter cancelado a renovação das concessões de ambas.

As informações não foram confirmadas oficialmente pela Comissão Nacional de Telecomunicações (Conatel), mas a presidente da Câmara de Rádio, Enza Carbone, divulgou a decisão do governo em um comunicado e convocou o órgão para uma reunião extraordinária.

“Lamento informá-los que a Conatel notificou as emissoras 92.9 FM de Caracas e Mágica 99.1 FM de que suas concessões não serão renovadas e ordenou o fim de suas transmissões”, disse Carbone.

O gerente-geral da Rádio Caracas, Jaimes Nestares, também divulgou a informação no Twitter e pediu que ambas sigam no ar.

O jornal venezuelano “El Universal” indicou que as duas rádios já foram, inclusive, substituídas por outras. “A emissora Corazón Llanero tomou posse da frequência da 92.9 e a Rádio Vinotinto FM já substituiu a Mágica FM”, afirmou jornal.

A oposição reagiu à decisão do governo. O deputado Tomás Guanipa afirmou que o governo segue promovendo censura e que agora acaba com algumas das rádios mais emblemáticas da Venezuela.

Há dois dias, os canais colombianos de televisão “RCN” e “Caracol” foram excluídos da programação da Venezuela por ordem da Conatel, que nos últimos meses também cortou o sinal de veículos estrangeiros como a “CNN en español” e a “Infobae”. As informações são da agência Efe.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Acordo não avança, e credores aumentam pressão contra Grécia
Os Estados Unidos fecharam as portas para a Venezuela captar novos recursos no mercado financeiro americano
https://www.osul.com.br/ex-procuradora-geral-da-venezuela-diz-que-assassinos-estao-sua-procura/ A ex-procuradora-geral da Venezuela diz que assassinos estão à sua procura 2017-08-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar