Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Você viu? Exageros nas festas de fim de ano podem fazer mal à saúde

Compartilhe esta notícia:

Peso na consciência faz com que o pensamento seja de compensar o abuso. (Reprodução)

Fartura de comidas e bebidas, horas e mais horas de divertimento, muita troca de presentes. As comemorações de fim de ano são repletas de prazeres. O problema é que, junto com as festas, os excessos são muito comuns e podem colocar a saúde em risco.

Além disso, nessa época, o estresse dos brasileiros tende a aumentar até 75% em relação aos outros períodos do ano, segundo um estudo da International Stress Management Association do Brasil (Isma-BR). Os principais motivos são: aumento de contas, acúmulo de tarefas e pensamentos sobre o ano que passou.


De acordo com o cardiologista Marcelo Luiz Peixoto Sobral, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, o coração é um dos órgãos que mais sofre com o exagero e também com o estresse. “Fim de ano é tempo de comemoração, mas não se pode deixar a saúde de lado. As complicações podem ser imediatas. O ideal é não abandonar a dieta nem os medicamentos, continuar praticando atividades físicas e tentar se manter calmo. É preciso também tomar cuidado com a qualidade e a quantidade de alimentos consumidos. Comer em maior quantidade aves, lombo suíno magro, frutas, sucos e saladas é o recomendável”, aconselha.

Sobral acrescenta que manter a calma é sempre o melhor caminho. “O importante é tentar assumir o controle da situação e procurar não deixar tudo para a última hora, como de costume.”

Quando a consciência pesa
De acordo com a nutricionista Roseane Vieira, é muito comum que o exagero na alimentação, por causa das comemorações de fim de ano, cause um peso na consciência. Isso, segundo Roseane, faz com que o pensamento seja de compensar o abuso com dias de uma restrição alimentar.

“Muita gente acha que fazendo isso pode recuperar os dias em que afundou o ‘pé na jaca’. Só que o resultado pode ser o oposto do desejado. Ainda pode correr o risco de não suportar a fome e comer ainda mais. O ideal é que nas refeições principais sejam consumidos em maior quantidade alimentos ricos em fibras. Assim, o organismo receberá o alerta de saciedade. Além disso, a fibra ajuda que o esvaziamento gástrico ocorra lentamente”, afirma. (AG)

tags: Saúde

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Você viu?

Jogador de futebol de 81 anos faz gol na sua estreia em um time inglês
Saiba como proteger dados em caso de roubo do seu celular
https://www.osul.com.br/exageros-nas-festas-de-fim-de-ano-podem-fazer-mal-a-saude/ Exageros nas festas de fim de ano podem fazer mal à saúde 2016-12-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar