Quarta-feira, 08 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 7 de outubro de 2025
Em nova investida contra a arbitragem do futebol brasileiro, o Grêmio se reuniu na manhã dessa terça-feira (7) com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro. Representando o clube gaúcho, o executivo de futebol Luis Vagner Vivian teve um encontro direto com o diretor-executivo da entidade, Helder Melillo, para tratar dos episódios que o Tricolor considera prejudiciais ao seu desempenho nas competições nacionais.
Segundo comunicado oficial, a reunião durou cerca de uma hora e serviu para que o dirigente gremista externasse a insatisfação com os “erros de arbitragem que têm prejudicado o Clube nas competições nacionais de 2025”. O Grêmio também apresentou sugestões para qualificar o setor.
“O diretor-executivo Helder Melillo reconheceu os erros ocorridos e garantiu que a Confederação vai investir ainda mais na qualificação dos árbitros. Uma das ideias é a escalação de profissionais mais experientes no VAR”, diz a nota.
Essa é a segunda vez, em 2025, que a diretoria gremista se dirige à sede da CBF para tratar do mesmo tema. Em maio, o presidente Alberto Guerra e o coordenador técnico Luiz Felipe Scolari, já haviam levado reclamações à entidade após a eliminação na Copa do Brasil para o CSA e a derrota para o São Paulo no Brasileirão – jogos marcados, segundo o clube, por erros de arbitragem.
O novo movimento ocorre após o polêmico confronto com o RB Bragantino, que reacendeu a insatisfação interna com a condução das partidas. O Grêmio quer que a CBF adote medidas mais enérgicas para corrigir o que vê como falhas sistemáticas da arbitragem brasileira.
Na noite de segunda (6), véspera da reunião, o clube divulgou um vídeo nas redes sociais reunindo 15 lances que, na visão gremista, exemplificam os prejuízos acumulados ao longo da temporada.