Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Exército britânico vai atuar contra desabastecimento no país

Compartilhe esta notícia:

Fila de veículos em posto de combustível em Londres. (Foto: Reprodução)

O governo britânico anunciou que está colocando suas Forças Armadas de prontidão como parte de medidas adicionais para tratar uma crise de cadeia produtiva que deixou as bombas de gasolina secas, após uma onda de pânico que levou a um surto de consumo por motoristas.

A medida de mobilizar o Exército acontece após uma escassez generalizada de caminhoneiros, que significa que estoques de combustível ainda não chegaram aos postos de gasolina e que levou a sérios problemas de oferta para varejistas e restaurantes nos últimos meses.

Um alerta de escassez na oferta de combustível no final da semana passada a uma corrida aos postos, com longas filas de carros esperando horas para abastecer, e resultou no esgotamento de gasolina em cidades por todo o Reino Unido.

O governo já havia anunciado planos para emitir vistos temporários para 5 mil caminhoneiros estrangeiros, suspender leis de competição e atrair ex-motoristas de volta ao setor, como parte de medidas de um acordo para lidar com a falta de trabalhadores.

O governo britânico afirmou que irá colocar em estado de prontidão um número limitado de motoristas de caminhão para que eles sejam destacados se for necessário.

“Embora o setor espere que a demanda retorne aos níveis normais nos próximos dias, é certo que adotemos essa medida sensível de precaução”, disse o ministro dos Negócios, Kwasi Kwarteng, em nota na noite desta segunda-feira (27).

Consumidores no Reino Unido têm relatado também prateleiras vazias em diversos estabelecimentos por conta da interrupção da entrega. Algumas empresas, notadamente grandes redes de supermercados, já admitiram a falta de alguns produtos.

A crise dos caminhoneiros se deve a uma combinação da pandemia de Covid-19, do Brexit (saída do Reino Unido da União Europeia) e outros fatores.

A associação Logistics UK estima que precisa de cerca de 90 mil motoristas de veículos pesados, atribuindo a escassez à pandemia, mudanças fiscais, o Brexit, envelhecimento da força de trabalho, baixos salários e más condições de trabalho.

Na semana passada, a petrolífera British Petroleum (BP) anunciou que foi forçada a fechar “temporariamente” alguns de seus postos por falta de combustível.

Outras operadoras ligadas à petrolífera Esso também confirmaram que um “pequeno número” de seus postos de gasolina foi afetado.

Na manhã de domingo (26), havia relatos de dezenas de carros esperando em filas em Londres, e diversos postos de gasolinas com cartazes dizendo não ter mais combustível. As informações são da agência de notícias Reuters e da BBC News.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Alemanha entra em período de incerteza após eleição apertada
Lava de vulcão nas ilhas Canárias se aproxima do oceano; área costeira é bloqueada
https://www.osul.com.br/exercito-britanico-vai-atuar-contra-desabastecimento-no-pais/ Exército britânico vai atuar contra desabastecimento no país 2021-09-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar