Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Exigência de CPF no Imposto de Renda faz mais de 1 milhão de dependentes “desaparecerem”

Compartilhe esta notícia:

Declarações têm indícios de irregularidades. (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Em apenas um ano, entre 2017 e 2018, cerca de 1,2 milhão de crianças e adolescentes “desapareceram” das declarações de IR (Imposto de Renda) captadas pela Receita Federal. Levantamento feito pelo Fisco mostra que o “sumiço” dos jovens coincide com um aumento nas exigências feitas pela Receita com o objetivo de tornar o processo mais rígido e inibir fraudes.

A inclusão de pessoas que dependem financeiramente do contribuinte na declaração anual de renda gera benefícios ao pagador de impostos. No cálculo do ajuste anual do IR, quando a pessoa fica sabendo se tem direito a uma restituição de imposto ou se deverá pagar, pode ser deduzido um valor fixo de R$ 2.275,08 por dependente. Também são permitidas deduções adicionais de despesas médicas e de educação desses jovens.

Até 2017, a Receita exigia que as declarações incluíssem o número de CPF de dependentes com idade acima de 12 anos. Para os mais jovens, era necessário preencher apenas o nome e a idade. Em 2018, essa exigência foi ampliada, passando a ser obrigatório o preenchimento do número do documento para os maiores de 8 anos.

Após a implementação da mudança, o total de dependentes declarados no País caiu de 25,5 milhões para 24,3 milhões, o que representa uma redução de quase 5%. A maior parte dos jovens que deixaram de aparecer nos registros, quase 900 mil, estava exatamente na faixa entre 8 e 12 anos de idade, que passou a exigir os dados do CPF.

De acordo com o supervisor nacional do Imposto de Renda na Receita Federal, Joaquim Adir, a inclusão de dependentes de forma incorreta não significa que eventuais tentativas de fraude foram bem-sucedidas. Segundo ele, a maior parte das informações erradas cai na malha fina e os contribuintes acabam retificando as declarações. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Caixa e Banco do Brasil iniciam nova fase de pagamento do PIS/Pasep
Temer é absolvido da acusação de obstrução de Justiça por conversa com o empresário Joesley Batista
https://www.osul.com.br/exigencia-de-cpf-no-imposto-de-renda-faz-mais-de-1-milhao-de-dependentes-desaparecerem/ Exigência de CPF no Imposto de Renda faz mais de 1 milhão de dependentes “desaparecerem” 2019-10-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar