Terça-feira, 13 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 21 de setembro de 2015
Iniciada no dia 21 de setembro, a Expedição Agricultura Familiar passa por Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, nesta terça-feira (22). O projeto técnico-jornalístico inédito investiga o setor que produz 70% dos alimentos consumidos no Brasil. Atuante em todas as regiões do País, o sistema de produção envolve 14 milhões de pessoas entre pequenos e médios agricultores e pecuaristas.
A iniciativa vai resultar em um diagnóstico completo de segmentos que vão da produção de queijo à de frutas tropicais. As incursões vão mostrar também cadeias tradicionais, como a do café e a do cacau, além de setores em franca expansão, como o do frango e o da madeira. A partir do tema “A Revolução Silenciosa e Sustentável da Agricultura Brasileira”, a Expedição Agricultura Familiar vai percorrer seis Estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Minas Gerais e Bahia, até o final de outubro. Em cada Estado, será realizado seminário sobre agricultura familiar e sondagem de campo para documentar a atuação das famílias produtoras.
A Expedição será desenvolvida por 12 técnicos e jornalistas, que vão percorrer 15 mil quilômetros em 20 polos de produção de alimentos. Serão rodados até 2,5 mil quilômetros por semana, em trajetos de Canguçu – o maior centro de minifúndios do Brasil, no Sul do Rio Grande do Sul – até Juazeiro – o maior polo de produção de frutas tropicais do Brasil, no Norte da Bahia.