Segunda-feira, 03 de agosto de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Explosões em Brasília: autor do atentado mandou mensagens em “tom de despedida”, diz filho à Polícia Federal

Compartilhe esta notícia:

Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, disparou uma série de artefatos na área em frente ao Supremo Tribunal Federal – e morreu no local, em seguida, após ser atingido por uma das explosões

Foto: Reprodução
Chairon Luiz, filho adotivo de Francisco Wanderley, foi ouvido por investigadores nessa quinta-feira (14). (Foto: Reprodução)

O filho de Francisco Wanderley Luiz, homem-bomba que realizou o ataque na Praça dos Três Poderes, prestou depoimento à Polícia Federal (PF) nessa quinta-feira (14). Ele disse aos investigadores que o pai lhe deixou uma mensagem em tom de despedida. Segundo seu relato, apenas após ver notícias sobre o ataque, entendeu o recado.

O filho do homem-bomba foi ouvido em Londrina (PR), cidade a cerca de 384 quilômetros de Curitiba. O depoimento foi realizado na cidade porque ele está em viagem, segundo investigadores ouvidos pela CNN. A mensagem foi entregue por ele à PF e incluída no inquérito que tramita na Divisão Anti-terrorismo da PF, em Brasília.

O filho também disse no depoimento que o pai “tinha convicções políticas, mas nada muito radical”. Segundo ele, Wanderley tinha uma renda mensal de R$ 5 mil.

De acordo com a PF, todas as pessoas que os investigadores entenderem que possam saber de alguma informação sobre o fato serão intimadas e ouvidas como testemunhas.

Moraes como alvo

Também foi ouvida nessa quinta uma ex-mulher do homem-bomba. Ela relatou que o intuito dele era matar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Segundo o depoimento, o ataque foi planejado e teve pesquisas no Google em relação ao ministro.

A mulher disse que ele chegou a fazer e compartilhar pesquisas no Google para planejar o atentado, tendo ela perguntado a Wanderley Luiz, “você vai mesmo fazer essa loucura?”.

Perícia

Na manhã dessa quinta, a PF encontrou um celular que seria de Wanderley em um veículo levado pelo autor do ataque à região da Praça dos Três Poderes. Uma perícia começou a ser feita no aparelho.

Segundo investigadores, a expectativa era que, ainda nessa quinta, os dados do aparelho celular fossem extraídos. Assim, mensagens poderão ajudar a saber se ele teve apoio e qual seria o real plano de ataque.

A PF também realizou buscas na casa do homem em Rio do Sul (SC) pela manhã. Documentos foram apreendidos e serão analisados.

Vereador

Ele foi candidato a vereador em 2020 pelo Partido Liberal (PL), publicou várias ameaças contra os juízes do STF e outras figuras públicas nas redes sociais, segundo relatórios da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).

Franscisco Wanderley Luiz alugou há alguns meses uma casa em Ceilândia, a 30 quilômetros de Brasília, onde a Polícia Militar desativou vários explosivos, alguns com muito poder de fogo.

Explosivos

O porta-voz da corporação em Brasília, Raphael Van Der Broocke, disse que os artefatos explosivos encontrados na casa são semelhantes aos usados no atentado.

No banheiro, a polícia encontrou uma mensagem escrita num espelho com batom e o nome de Débora Rodrigues, a mulher que fez pichações na estátua da Justiça na invasão da Praça dos Três Poderes a 8 de janeiro de 2023: “Por favor, não desperdice batom! Isso é para deixar as mulheres bonitas. Estátua de m… se usa TNT”, ou seja explosivos.

Em declarações à imprensa, o diretor-geral da PF anunciou que um dos próximos passos da investigação é verificar se Francisco Wanderley atuou isoladamente ou se está ligado a um grupo de extremistas. As informações são dos portais de notícias G1 e CNN Brasil.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Porto Alegre amplia horário de atendimento para recursos do Auxílio Reconstrução
Comércio de Porto Alegre poderá abrir no feriado desta sexta-feira
Pode te interessar