Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Agro Exportação de gado vivo dobra em 3 anos no Brasil

Compartilhe esta notícia:

Uma das formas de fazer esse transporte é por navios.

Foto: Divulgação/Abeg
Uma das formas de fazer esse transporte é por navios. (Foto: Divulgação/Abeg)

O transporte de gado vivo dobrou na comparação entre 2023 e 2025, mesmo sendo alvo de críticas por especialistas de bem-estar animal. Apesar de as vendas serem menores do que as de carne bovina, que superou 3 bilhões de quilos no ano passado, a exportação de bovinos vivos bateu recorde em 2025, chegando a quase 4 milhões de quilos, segundo a Agrostat, plataforma do Ministério da Agricultura.

Uma das formas de fazer esse transporte é por navios. A maior parte desses bois é comprada por outros países para engorda e abate no exterior. O processo é mais caro do que comprar a carne refrigerada, já que os animais ocupam mais espaço e o cliente ainda vai arcar com o restante do valor da produção. Esse tipo de comercialização tem duas motivações: populações que preferem carne de animais abatidos recentemente, por considerá-la mais fresca; e a realização de protocolos religiosos específicos para o abate, aponta o presidente da Associação Brasileira dos Exportadores de Gado (Abeg), Lincoln Bueno.

Existe ainda o transporte por avião, mas ele é voltado para exportação de bovinos com foco no material genético, ou seja, para reprodução. Os principais clientes são os países da região do Magreb, formada por Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia, Mauritânia e Saara Ocidental. A viagem costuma levar cerca de 10 dias.

Apesar da lucratividade, o transporte marítimo de gado vivo é alvo de críticas de especialistas em bem-estar animal. O caso mais recente aconteceu no final de 2025. Um navio com cerca de 3 mil vacas, vindo do Uruguai, ficou um mês encalhado na Turquia. Na ocasião, ambientalistas alertaram sobre dezenas de mortes e potenciais cadáveres de animais lançados ao mar.

O Brasil também já foi acusado de maus tratos. Em 2018, um navio ficou uma semana atracado no Porto de Santos (SP), após um embargo. A embarcação, que tinha 25 mil bois, tinha superlotação e excesso de fezes e urina. Além disso, a permanência dos animais na cidade gerou intenso odor e poluição atmosférica. Depois, o navio seguiu viagem para a Turquia.

Segundo o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), a fiscalização é rígida e, ao sair do Brasil, todos os navios estão dentro das exigências da lei. Alguns países já proíbem esse tipo de comercialização, caso do Reino Unido e da Nova Zelândia.

Para Bueno, da Abeg, a exportação de gado vivo ajuda a regular o preço do boi no mercado interno, garantindo remuneração do criador mesmo em períodos de queda nos valores da carne.

“O pecuarista fica contente, por isso que, quando alguém reclama ou quer proibir, se juntam a Confederação Nacional da Agricultura, a Sociedade Rural Brasileira… Entram todos ali [na discussão] e não deixam [proibir]”, afirma. (Com informações do portal g1)

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Agro

Linha Food Service da Petry Sabores reforça qualidade, inovação e escala produtiva com investimento superior a R$ 4 milhões
Real Madrid apresenta à Uefa “todas as provas” de ataque racista contra Vini Jr.
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Vanderlei Ochoa
19 de fevereiro de 2026 14:54

Está aí o porquê do preço da carne. Os gananciosos do AGRO tóxico não estão nem aí para o povo.

Pode te interessar
1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x