Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Exportações gaúchas avançam quase 25% em novembro

Compartilhe esta notícia:

O resultado manteve o RS como o terceiro maior Estado exportador do País em agosto (Foto: Luiz Muraukas/Folhapress)

As exportações do Rio Grande do Sul cresceram 24,8% em novembro na comparação com o mesmo mês de 2014, totalizando 1,31 bilhão de dólares. A principal contribuição positiva veio dos produtos básicos (commodities), que registraram avanço de 307% devido à demanda elevada por soja da China (433,4%). Por sua vez, o setor industrial gaúcho respondeu por 81,6% de tudo que o Estado embarcou e aumentou em 9,2% suas vendas externas no período, somando 1,07 bilhão de dólares.

Esse foi apenas o segundo crescimento nessa base de comparação desde março. O outro havia sido registrado em setembro, quando houve a contabilização de uma plataforma de petróleo e gás como exportação. “Tivemos uma notícia animadora vinda da Argentina, que anunciou a retirada das barreiras à importação a partir do início do ano que vem. A taxa de câmbio também deverá ajudar”, afirmou o presidente da Fiergs (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul), Heitor José Müller, ao avaliar a balança comercial.

De um total de 23 segmentos fabris que realizaram embarques, oito cresceram, oito caíram e sete se mantiveram estáveis. As categorias com as maiores contribuições positivas foram celulose e papel (313,3%), madeira (300%) e alimentos (12,5%). Já produtos químicos (-10,3%) e máquinas e equipamentos (-7,5%) sofreram as quedas mais significativas.

Em relação aos parceiros comerciais de novembro, ante igual mês do ano passado, a China alcançou o primeiro lugar (173,8 milhões de dólares), uma elevação de 181%, cujo produto mais solicitado foi a soja. A segunda posição ficou com a Argentina (125,3 milhões de dólares), que aumentou em 24,3% as encomendas e recebeu principalmente veículos automotores. Na sequência vieram os Estados Unidos (93 milhões de dólares), ao expandirem em 15,3% seus pedidos, basicamente tabaco não-manufaturado.

Ainda nessa base de comparação, as importações totais gaúchas caíram 40,5%, somando 841 milhões de dólares – o menor valor desde 2006.

tags: economia

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

As chuvas melhoraram o nível de reservatórios e, com isso podem trazer um alívio na conta de luz dos brasileiros
Morre mãe com câncer de mama que escreveu cartas para que sua filha leia no futuro
https://www.osul.com.br/exportacoes-gauchas-avancam-quase-25-em-novembro/ Exportações gaúchas avançam quase 25% em novembro 2015-12-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar