Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025
Por Redação O Sul | 28 de junho de 2015
Inaugura na quarta-feira (1º), às 19, na Galeria Arthista Um, em Caxias do Sul, a exposição “Mudanças”, do artista plástico porto-alegrense André Venzon. A mostra apresenta obras de diferentes séries que comemoram os 15 anos de sua produção artística sempre em busca da percepção da paisagem urbana como meio de expressão.
Os lugares de referência do artista são revestidos por tapumes, madeira compensada de cor magenta que cobre aquilo que está em metamorfose na cidade para se apresentar de outra forma. Desde seus primeiros trabalhos com maquetes arquitetônicas – construções temporárias de tapumes – passando pelas fotografias dos próprios tapumes e pelos antirretratos da série “Cidade Sem Face”, até os atuais objetos da série “Para ver que não vemos nada” – constituem o percurso de um olhar artístico. Ele questiona ideias sociais e culturais da época desses lugares, pessoas e objetos, resgatando novos prazeres estéticos e sensações em relação à percepção de nós mesmos diante da memória destas imagens que se tornaram obras.
A exposição reúne trabalhos em fotografia, assemblagens, objetos e instalações com texto de apresentação do amigo, designer e artista visual Vitor André Rolim de Mesquita. Uma das obras com maior expectativa é a instalação “Por Dentro Somos Todos Rosa”, em que o artista reunirá uma diversa coleção de objetos rosa depositada em vidros que cada visitante do seu ateliê lhe doou para constituir esse trabalho. Um detalhe bacana é que o público poderá trazer à Galeria Arthista Um seu rosa interior dentro de um vidro e participar também desta obra do artista.
“Mudanças” também marca uma nova etapa na carreira de André Venzon. Após quatro anos dirigindo o Museu de Arte Contemporânea do RS, Venzon volta a dedicar-se a sua produção artística e participa atualmente de três exposições: “3X4 Vis(i)ta”, no acervo do MACRS; “Fotografias Para Imaginar”, de Gilberto Perin, na sala Aldo Locatelli do Paço Municipal, ambas em Porto Alegre; e até 17 de julho expõe no projeto “Entrelínguas”, em Pelotas, com mostra no Casarão 6, na Praça Cel. Pedro Osório.
SERVIÇO
O que: Exposição Mudanças, de André Venzon
Onde: Galeria Arthista Um (Rua Almirante Tamandaré, 165 – Bairro Panazzolo, Caxias do Sul/RS)
Quando: Abertura quarta-feira (1º), às 19h
Visitação: até 1º de agosto, de terça a sexta das 14h às 19h. Outros horários e finais de semana por agendamento
Entrada franca