Sexta-feira, 19 de abril de 2024
Por Redação O Sul | 8 de junho de 2021
O Facebook está investindo em segurança para os seus usuários do aplicativo. A empresa está testando novos recursos de privacidade e criptografia para as conversas secretas. Isso porque etapas simples fazem a a diferença para que as pessoas não percam suas contas ou mantenham seus assuntos pessoais em sigilo.
A rede social pretende iniciar os testes ainda esta semana e incluirão chamadas de áudio e vídeo criptografadas de ponta a ponta no processo. Até agora, as conversas só oferecem suporte a mensagens, fotos, videoclipes, gravações de voz e figurinhas enviadas com criptografia de ponta a ponta, além de um protocolo para impedir que o conteúdo vaze.
Os testes do Facebook envolvem participantes que verão um ícone de telefone na parte superior da janela de conversas secretas. A opção será definida em um layout bem semelhante ao das janelas típicas do Messenger.
O Facebook disse que os recursos “darão às pessoas mais opções e controles” e também que isso é um “passo importante para tornar o Messenger uma experiência mais segura e privada”. O processo dos testes devem durar meses e dependendo do resultado, acontecerá as implementações de melhorias.
A empresa também está investindo em testes de um novo recurso de cronômetro, pois já é possível definir o tempo até que a conversa seja expirada. Com o bolt-on, as pessoas terão o poder de desligar totalmente as mensagens que desaparecem ou definir um cronômetro para que o conteúdo desapareça com base em um minuto, 15 minutos ou 24 intervalos de horas.
“Embora esperemos fazer mais progresso na criptografia de ponta a ponta padrão para Messenger e Instagram Direct este ano, é um projeto de longo prazo e não estaremos totalmente criptografadas de ponta a ponta até em 2022, no mínimo “, informou a empresa.
O Facebook já havia anunciado sua intenção em fazer chats criptografados por padrão. Portanto, os novos testes com conversas secretas podem ser a possibilidade no futuro de desenvolver a ferramenta padrão.
Conversas com empresas no Instagram
O Facebook já oferece ferramentas para empresas conversarem com clientes pelo Messenger desde 2016. Agora, elas também poderão realizar o atendimento pelo Direct do Instagram, que teve a API liberada.
As marcas poderão administrar as mensagens de clientes no Instagram por meio plataformas de terceiros. O objetivo, segundo o Facebook, é contribuir para conversas que aumentem a satisfação dos clientes e levem a mais vendas.
“Nossa visão é de que a mensageria seja a principal forma de comunicação entre as pessoas e as empresas”, afirmou o diretor de plataforma de parcerias do Facebook, Konstantinos Papamiltiadis.
“Queremos torná-la o mais conveniente, discreta e personalizada possível, nos mesmos aplicativos e recursos familiares que já são usados para se comunicar com a família e amigos hoje”, continuou o executivo.