Terça-feira, 06 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 1 de maio de 2017
O Facebook alterou as regras de compartilhamento para evitar que publicações restritas sejam vistas por pessoas além do público alvo definido pelo autor. Os efeitos mais visíveis dessa mudança são o sumiço do botão “compartilhar” de alguns posts e a limitação do alcance de certas postagens.
A alteração começou a ser implementada pelo Facebook no início de abril em todo o mundo e sem alarde. Como a implantação é gradual, os brasileiros começaram a senti-la na semana passada.
A restrição no compartilhamento não é feita baseada no teor do conteúdo dos posts, das hashtags incluídas neles ou de acordo com os formatos escolhidos, sejam links, vídeos ou textos. O critério é o nível de privacidade selecionado pelo autor da publicação.
Segundo a rede social, as alterações foram feitas para com quem os usuários resolveram dividir suas ideias. “Quando alguém faz uma publicação restrita a seus amigos, esses amigos não podem compartilhar esse conteúdo com outras pessoas”, afirma um porta-voz do Facebook, em nota.
Qualquer pessoa que tenha um perfil no Facebook pode escolher quem poderá ver o que publicam. A opção feita vai determinar como os outros usuários poderão interagir com o post. Veja abaixo o que muda para cada opção de privacidade.
Post Público
Nada muda para os posts públicos, que continuam a serem vistos por todos e poderem ser compartilhados com qualquer usuário da rede social. Para isso, basta selecionar a opção “público” no ato da publicação ou tornar o perfil “público”.
Post dos amigos dos amigos