Sábado, 01 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 28 de agosto de 2015
O Facebook divulgou o início dos testes de seu assistente pessoal chamado de M, que auxiliará usuários do aplicativo Messenger. A inteligência artificial será treinada e supervisionada por humanos e deve ajudar pessoas a realizarem compras e a fazerem buscas.
“Como nenhum outro serviço baseado em inteligência artificial no mercado, M pode completar tarefas por você”, afirmou o vice-presidente da empresa, David Marcus, em sua conta na rede social. “Ele pode comprar itens, fazer com que presentes sejam entregues a pessoas queridas, reservar restaurantes, organizar viagens, e muito mais.”
Ele também explica que esse ainda é o começo da jornada até que M se torne um serviço de larga escala. De acordo com o site da revista Wired, os testes por enquanto estão limitados a algumas centenas de pessoas na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos.
Concorrente forte?
Essa iniciativa promete incomodar a concorrência quando o assunto são assistentes pessoais digitais. Além de oferecer uma proposta ousada de interagir com os usuários, M funcionará através do Messenger, o que o torna praticamente multiplataforma, já que o aplicativo de mensagens funciona em todos os sistemas operacionais.
Porém, ao menos por enquanto, parece que M vai funcionar apenas através de mensagens de texto, o que é uma grande desvantagem em relação à Cortana (Microsoft), Google Now (Google) e Siri (Apple). Contudo, ainda é cedo para fazer afirmativas sobre as qualidades e funcionalidades desse serviço.
“Não vai demorar muito para os usuários do app perceber que M pode realizar muito mais do que um ajudante digital padrão”, relatou Marcus.
Saiba como vai funcionar.
O usuário poderá falar com M por um botão no menu inferior do aplicativo. O software irá decodificar o pedido do usuário, fazer perguntas em caso de dúvidas e enviar as respostas desejadas a partir de informações colhidas dentro da rede social.
A inteligência artificial, então, entende a mensagem e pode responder com as informações necessárias e relevantes à sua questão. No caso de um pedido de sugestão de restaurante, por exemplo, ele se prontifica a fazer a reserva no lugar do usuário.
Para questões mais complexas, M poderá recorrer a “força humana”. Instrutores entrarão em cena para executar tarefas que o software não puder. Mas, segundo Marcus, os usuários não saberão se a ajuda partiu do computador ou de uma pessoa.
O aplicativo Messenger do Facebook tem mais de 700 milhões de usuários no mundo todo. A rede social disse que M estará em breve disponível a todos os usuários, mas não especificou a data.