Domingo, 26 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
10°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Tecnologia Faculdade de inteligência artificial no Brasil forma sua 1ª turma

Compartilhe esta notícia:

Graduados pela Universidade Federal de Goiás (UFG) já estão contratados por empresas do Brasil e do exterior. (Foto: Reprodução)

A primeira turma especializada em Inteligência Artificial (IA) formou-se no Brasil. A tecnologia — que vem sendo cada vez mais implementada em diversos setores — tem atraído a atenção de estudantes que pensam em se formar em um campo promissor.

Graduados pela Universidade Federal de Goiás (UFG), todos os alunos já estão contratados por empresas de dentro e fora do Brasil.

De acordo com a UFG, o objetivo é formar profissionais aptos a resolverem problemas complexos por meio da IA, incluindo sistemas embarcados e autônomos.

A universidade informa que 85% dos alunos têm os cursos custeados por empresas. Além disso, 45 projetos de inovação com empresas estão em andamento para que os alunos possam desenvolver as habilidades aprendidas no bacharelado.

Dentre as disciplinas, os alunos estudam os seguintes conteúdos:

* Fundamentos em computação e matemática;
* Formação de mentalidade;
* Técnicas e metodologias de Inteligência Artificial;
* Uma fase final de Integração, que se espera que seja cumprida ao longo do curso.

Os alunos treinam ainda com robôs humanoides, veículos autônomos e super computadores. A duração do curso superior é de oito semestres.

Segundo a UFG, projetos de diferentes campos de aplicação são desenvolvidos durante o bacharelado, como projetos para saúde, logística, segurança, agronegócio, energia, publicidade, agronegócio, entre outros.

“O curso foi projetado para aliar o ensino tradicional por meio de disciplinas com a vivência em projetos com empresas e órgãos parceiros. Um número significativo de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I) foram executados ou estão em desenvolvimento”, informa a universidade em seu site.

Como ingressar

A primeira turma iniciou o curso superior em 2020 e anualmente 40 vagas são ofertadas por meio do SiSU (Sistema de Seleção Unificada).

O SiSU é um sistema informatizado do Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Logo, o candidato precisa ter feito o último Enem para participar do processo seletivo. Os candidatos com melhor classificação são selecionados, de acordo com suas notas no exame do Enem.

Além disso, a universidade informa que há vagas para portadores de diploma ou transferência para alunos de outros cursos e/ou outras instituições de ensino superior.

Nos últimos anos foram oferecidas apenas uma vaga devido à baixa evasão do curso. Esse processo seletivo é conduzido pelo Centro de Seleção da UFG em edital específico e divulgado no site da instituição.

Salários

Durante a graduação, a turma recebeu R$ 1,5 milhão por projetos contratados por indústrias. Entre os alunos, três deles receberam individualmente mais de R$ 200 mil.

A quinta turma no curso de IA já começou na UFG, totalizando 40 alunos. Além do aumento no número de participantes, a presença de mulheres na classe cresceu bastante. Apenas uma mulher fez parte do primeiro grupo de formandos, agora elas já são 20% dos estudantes.

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Tecnologia

Saiba o que acontece com nossas contas de rede social quando morremos
China quer ser líder global em inteligência artificial até 2030 e aprofunda disputas com os Estados Unidos
https://www.osul.com.br/faculdade-de-inteligencia-artificial-no-brasil-forma-sua-1a-turma/ Faculdade de inteligência artificial no Brasil forma sua 1ª turma 2024-04-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar