Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Falar sozinho não é defeito. Tem até aspectos positivos

Compartilhe esta notícia:

Hábito de falar sozinho é normal, dizem especialistas. (Crédito: Reprodução)

Estar sozinho e lembrar, em voz alta, uma tarefa não concluída ou ainda se queixar do trânsito do dia. As cenas são comuns, mas quem é pego em um desses casos geralmente não escapa de brincadeiras com relação à sua sanidade. O flagra pode até ser motivo para ficar envergonhado, mas não para preocupação. É o que dizem psicólogos, que consideram o hábito de falar sozinho natural.

“Na maioria das vezes, os adultos estão fazendo sua própria releitura. Se é de forma lúcida e clara, não é negativo”, analisa a psicóloga Erika Gonçalves. A estudante Gabriela Ferreira, 23 anos, é uma das que assume ter o hábito de pensar em voz alta. “Fico planejando o dia. Também desabafo quando estou irritada ou fico pensando no que deveria ter falado após uma briga”, conta ela.
Avaliação.

Há ainda quem direcione mensagens a objetos – principalmente palavrões –, como a uma porta em que um dedo ficou preso. Para a psicóloga Rita Pinela, alguns fatores dizem se o ato é saudável. “Se for reação por uma situação de estresse momentânea, é normal. Mas se você acredita que o objeto vai opinar ou isso vira um hábito, é hora de procurar ajuda profissional”, explica. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Trânsito barulhento pode aumentar risco de morte e AVC
Implantes dentários piratas causam dor e deformação no rosto
https://www.osul.com.br/falar-sozinho-nao-e-defeito-tem-ate-aspectos-positivos/ Falar sozinho não é defeito. Tem até aspectos positivos 2015-07-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar