Quinta-feira, 20 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 18 de maio de 2016
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos está operando com um contingente reduzido de carteiros em Porto Alegre e demais cidades da Região Metropolitana.
A carência de recursos humanos, sem previsão de realização de concurso público, provoca problemas na entrega de produtos e correspondências que vão de atrasos a extravios nas cidades de Viamão, Gravataí e Alvorada, além dos bairros da Capital, Hípica, Santa Teresa e Aberta dos Morros.
Para minimizar possíveis prejuízos, o Procon Porto Alegre orienta os consumidores a contatar os fornecedores, para buscar um meio alternativo para o pagamento das dívidas que chegam por meio dos Correios, como boletos de aluguel, condomínio, luz, telefone e fatura de cartão de crédito.
O diretor-executivo do Procon Porto Alegre, Cauê Vieira, ressalta que o consumidor deve buscar outras formas para realizar o pagamento dos débitos que não estão chegando no destino.
De acordo com Vieira, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) prevê que o cliente está ciente dos prazos de vencimento das faturas. “Desta forma, o consumidor deve entrar em contato com o fornecedor para obter a segunda via do documento, utilizando fax, e-mail ou outras formas de atendimento oferecidas pela empresa”, ressalta. Segundo ele, em caso contrário, o cliente estará sujeito às multas e acréscimos decorrentes da falta de pagamento.
Se as empresas não disponibilizarem alternativas de pagamento aos consumidores que as procurarem, entra em cena a atuação do Procon Porto Alegre. “O órgão de defesa do consumidor poderá efetuar a retirada de juros e encargos sobre a fatura, mas para isso o consumidor deve registrar protocolos junto às empresas para comprovar que buscaram alternativas de pagamento”, ressalta Vieira.
Atendimento – O Procon Porto Alegre é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Produção, Indústria e Comércio (Smic) e atende ao público na rua dos Andradas, 686, das 10h às 16h. O telefone para informações é (51) 3289-1774. O órgão também atende pelo site www.portoalegre.rs.gov.br/procon e pelo aplicativo Procon App, disponível gratuitamente pela Internet.