Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Agro Farsul sedia apresentação da 7ª edição de pesquisa sobre hábitos do produtor rural no cenário Brasil

Compartilhe esta notícia:

No auditório da Farsul, Marcelo Claudino, diretor do Grupo Informa, apresentou os dados da pesquisa ao mercado. (Foto: O Sul).

A Farsul sediou na manhã desta terça-feira a apresentação da 7ª edição da pesquisa sobre hábitos do agricultor rural, desenvolvida pelo Grupo Informa, com apoio da ABMRA (Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio). O estudo foi apresentado pelo diretor do Grupo Informa, Marcelo Claudino, que apontou os três pilares de atuação da empresa, centrados em feiras, publicações acadêmicas e área de inteligência do agronegócio.

Segundo ele, a pesquisa teve por objetivo investigar e conhecer o perfil do produtor rural, seus hábitos de compra, envolvimento com a tecnologia e principalmente seus hábitos de mídia, seja como informação ou até mesmo entretenimento.

Foram realizadas 2.807 entrevistas, em 15 Estados da Federação. O universo envolveu homens e mulheres com atuação na agricultura e pecuária, que responderam a 212 questões. Somente no Rio Grande do Sul foram realizadas 350 entrevistas.

Os resultados apontaram que 70% dos produtores rurais são proprietários e exercem a atividade agrícola como única opção de trabalho. O valor da mulher na propriedade rural chamou a atenção dos pesquisadores. No País, 62% responderam que a mulher exerce um papel muito importante no segmento. No RS, este índice é de 55%. “A mulher está muito presente na propriedade rural”, justificou Marcelo Claudino.

Com relação ao item fixação de residência, 20% dos pecuaristas e 30% dos agricultores responderam residir em cidades. O restante fixa residência no próprio campo e apenas 14% dos produtores possuem algum sistema de integração entre lavoura e pecuária. A agricultura de precisão foi citada, sendo utilizada de alguma maneira por 33% dos entrevistados.

Quanto ao consumo de mídia no Brasil, 92% dos produtores rurais assistem TV aberta, 75% costumam ouvir rádio, 63% estão conectados à Internet, 30% leem jornal, 28% possuem TV por assinatura e 27% consomem o meio revista. Já no RS, a TV aberta está presente em 92% dos lares rurais, o rádio está presente em 88% deles, 63% estão conectados à Internet, 30% costumam ler jornais, 28%possuem TV por assinatura e 27% leem revistas. “O produtor gaúcho é muito informado”, ressaltou o diretor do Grupo Informa.

Cerca de 96% dos entrevistados responderam possuir um aparelho celular e 7% mais de uma unidade, justificada por problemas de sinal. Deste universo, 61% possuem smartfone. O whatsApp está praticamente presente em cem por cento do universo pesquisado e o Face é utilizado por 67% dos produtores entrevistados.

Os animais de estimação também foram apontados, com cães presentes em 98% das propriedades e gatos em 31%. “Os animais são verdadeiros companheiros do produtor rural”, citou Marcelo Claudino. O item sustentabilidade envolveu o trabalho com 79% dos produtores rurais respondendo que dão valor a esta questão no cenário Brasil e 75% no Rio Grande do Sul. A última pesquisa sobre hábitos do produtor rural foi realizada em 2013. (Clarisse Ledur)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Agro

6º Leilão BT Basca oferta descendentes da elite Angus
Farsul aponta: exportações do agronegócio gaúcho caem 17,3% em setembro
https://www.osul.com.br/farsul-sedia-apresentacao-da-7a-edicao-de-pesquisa-sobre-habitos-do-produtor-rural-no-cenario-brasil/ Farsul sedia apresentação da 7ª edição de pesquisa sobre hábitos do produtor rural no cenário Brasil 2018-10-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar