Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Música Fãs e amigos lamentam a morte do cantor Moraes Moreira aos 72 anos

Compartilhe esta notícia:

O corpo do cantor foi encontrado no seu apartamento no Rio. (Foto: Divulgação)

Fãs e amigos lamentaram a morte do cantor Moraes Moreira, aos 72 anos, nesta segunda-feira, dia 13, no Rio de Janeiro. Conforme a assessoria do artista, ele sofreu um infarto agudo do miocárdio. O corpo do músico foi encontrado no apartamento em que ele morava, no bairro da Gávea, pela empregada doméstica. O artista vivia sozinho, segundo familiares.

Companheira de Novos Baianos, Baby do Brasil enviou uma nota para a imprensa se despedindo, ao seu estilo, do cantor e compositor: “Que notícia! Que susto! Que inacreditável! Moreirinha foi? Ele foi para a Glória?! Estava ontem aqui na terra conosco! Estava tudo bem! Estava em quarentena, na sua casa! Foi dormir e partiu? Que impacto isso nos causa! Só orando o “Pai Nosso” para acalmar o nosso interior! Nesse momento tão sobrenatural eu quero agradecer a Deus pela fé que ele me deu, impregnando em mim a certeza da eternidade e a certeza de que ninguém morre! Que o plano divino nos reserva o melhor, no lado de lá!”.

Por telefone, Gilberto Gil disse: “Menino do sertão da Bahia ouviu encantado a música do mundo e fez dela seu universo expressivo, deixa saudade e uma grande obra”.

Em seu Instagram, a cantora Bebel Gilberto, filha de João Gilberto, postou uma foto dos dois no velório de João e fez um longo relato, no qual disse que Moraes Moreira foi uma das pessoas com quem mais conviveu na vida. No post, Bebel reforçou ainda a história de que “Acabou chorare” teria sido escrito para ela, quando foi visitar os Novos Baianos com o pai de carro no meio da madrugada: “Eu tinha apenas 5 anos. Estávamos no carro e, quando chegamos, acordei com todos eles em volta de mim. Saí do carro, escorreguei no chão ainda sonolenta, sem entender bem aonde estava e abri o maior berreiro. Moraes então escreveu acabou chorare. E assim nossa história começou”.

“Moraes está entre os maiores compositores do Brasil e do mundo. Tive a honra de conviver com ele e o acompanhar compondo essas músicas lá no sítio (dos Novos Baianos, em Jacarepaguá) no apartamento (em que o grupo também morou, em Botafogo). No sítio, ele ia desenvolvendo uma ideia durante um dia, dois dias, três dias e acabava virando as maravilhas que a gente conhece. Vai deixar saudades, inclusive daquela risada maravilhosa que ele tinha. Vai com Deus, Moraes”, disse o baixista Dadi, ex-companheiro de Novos Baianos, por telefone.

Também em entrevista ao jornal O Globo, o cantor e compositor Tom Zé lamentou a morte de Moraes Moreira, que chegou a ser seu aluno de violão, como “uma notícia de doer o coração”: “Ele tinha um interesse voraz, uma gulodice de conhecimento”.

Parceiro de Moraes em algumas canções, como “Suingue menina” e “Semente do amor”, o músico Mu Carvalho também deu um depoimento ao Globo.

Moraes Moreira foi um dos maiores compositores da música popular brasileira. Fico aqui lembrando de tantos momentos, como a primeira vez que entrei num estúdio pra gravar no seu primeiro disco, assim que saiu dos Novos Baianos. Nesse momento triste escolho ficar com as lembranças boas. Conheci o Armandinho e formamos A Cor do Som por conta dessa gravação do primeiro disco. Nossas parcerias, como ‘Semente do Amor’ e ‘Suingue Menina’, motivo de muito orgulho para mim, os palcos e gravações divididos com A Cor do Som e muitos momentos de alegria. Vai deixar muita saudade mas sua obra fica eternizada, ela é definitiva na nossa cultura.”

“Tenho por Moraes uma admiração daquelas que se compara a uma dívida, tal a quantidade de ensinamentos contidos nas suas melodias, no suingue do violão, no timbre marcante de sua voz. Sou fã, admirador, um devoto de sua genialidade, e não há exagero algum no emprego desse adjetivo. A tristeza que sinto só se compara a grandeza de sua música”, lamentou Nando Reis, em um post no Instagram.

“O chão da praça já não balança como antes. Vai em paz, meu ídolo. Te devo muitas alegrias atrás dos trios elétricos nos anos 80”, disse o humorista Hélio de la Peña no Twitter, publicando uma foto do ídolo.

No Instagram, Zé Ramalho relembrou os velhos tempos, com uma foto ao lado do amigo: “Grande artista e amigo”.

“Aqui não é o paraíso, sempre tive essa certeza, passei a lembrar desta frase quase sempre nos últimos anos. É duro você ir envelhecendo e na sua caminhada ir perdendo familiares, amigos, pessoas… Não aguento mais perder pessoas especiais e que tanto amei. Acordar com a notícia da morte de Moraes Moreira é uma dor gigante. Não tenho mais palavras. Perdemos um grande compositor, um grande músico. Um Artista e tanto!”, escreveu a atriz Zezé Motta, refletindo sobre o próprio envelhecimento. As informações são do jornal O Globo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Música

Marido de Pink fala sobre o coronavírus em sua família e conta: “Nosso filho ficou pior”
Sesc disponibiliza quase 3 mil partituras gratuitamente para quem pretende ampliar repertório musical em casa
https://www.osul.com.br/fas-e-amigos-lamentam-a-morte-do-cantor-moraes-moreira-aos-72-anos/ Fãs e amigos lamentam a morte do cantor Moraes Moreira aos 72 anos 2020-04-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar