Segunda-feira, 17 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Feira do Livro Feira do Livro de Porto Alegre terminou no domingo com alta de 16,9% nas vendas

Compartilhe esta notícia:

A 71ª Feira do Livro de Porto Alegre terminou nesse domingo (16) com a venda de 245.425 livros. (Foto: Divulgação)

A 71ª Feira do Livro de Porto Alegre terminou nesse domingo (16) com a venda de 245.425 livros – um aumento de 16,9% em relação ao ano passado, mesmo com três dias a menos de programação. Os dados foram apresentados pela Câmara Rio-Grandense do Livro em coletiva à imprensa.

O fechamento do tradicional evento literário foi marcado pelo cortejo e distribuição de rosas aos livreiros na Praça da Alfândega, no Centro Histórico. A patrona desta edição, Martha Medeiros, conduziu, junto com os organizadores, a entrega das flores nas 79 bancas participantes, um gesto simbólico de agradecimento pelo trabalho realizado ao longo dos 17 dias de evento.

Neste último dia, antes do temporal que caiu ao final da tarde na capital gaúcha, o clima firme na manhã e no começo da tarde colaborou para que o público circulasse intensamente pela praça desde a abertura das bancas, às 10h, movimentando os cerca de 10 mil metros quadrados de área da feira.

Mil eventos gratuitos voltados a vários tipos de público movimentaram a programação. Para o público adulto, foram 237 atividades, distribuídas entre eventos artísticos, mesas e bate-papos, oficinas e vitrines de lançamento.

Ao longo dos 17 dias, a feira reuniu 384 participantes, entre eles 331 autores gaúchos, 39 convidados nacionais e 14 autores internacionais. Na próxima edição, a 72ª Feira do Livro de Porto Alegre será realizada de 30 de outubro a 15 de novembro de 2026.

O presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Maximiliano Ledur, fez um balanço positivo do evento. “Falamos de um resultado muito positivo para um setor que segue em reconstrução e fortalecimento. A edição do ano passado já havia sido importante, por ocorrer logo após a enchente e ajudar a reerguer o mercado. Neste ano, reforçamos ainda mais esse movimento”, afirmou Ledur.

A patrona Martha Medeiros também se manifestou neste último dia da feira. “Estou aqui num momento muito importante para agradecer. Agradecer à Câmara do Livro por ter me convidado para ser patrona dessa feira incrível. Agradecer aos leitores e a todas as pessoas que vieram visitar a feira. Foi uma das feiras mais festivas. O tempo também ajudou, mas quem ajuda mesmo é o interesse dos leitores, neste que é o principal personagem desse evento, que é o livro. Então, muito obrigado a todos, e ano que vem eu estarei aqui de novo, como leitora, e estarei sempre”, declarou Martha em um vídeo gravado na Praça da Alfândega e divulgado nas redes sociais.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Feira do Livro

Unidades de saúde de Porto Alegre realizam grande mutirão de recadastramento no fim do mês
Na primeira semana da COP30, a conferência da ONU sobre mudanças climáticas em Belém mostrou tensões e interesses distintos entre os 197 países signatários
https://www.osul.com.br/feira-do-livro-de-porto-alegre-terminou-no-domingo-com-alta-de-169-nas-vendas/ Feira do Livro de Porto Alegre terminou no domingo com alta de 16,9% nas vendas 2025-11-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar