Terça-feira, 26 de maio de 2026
Por Redação O Sul | 5 de fevereiro de 2016
Análises fitossanitárias e instalação de estações meteorológicas em pomares de oliveira foram alguns dos assuntos debatidos na primeira reunião do ano da Câmara Setorial das Oliveiras, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi). Os pesquisadores da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Flávio Varone e Andréia Mara Rotta de Oliveira, participaram do encontro, que ocorreu na última semana, durante a 32ª edição da Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha), em Pinheiro Machado.
Tendo como ponto de partida a palestra “Análises fitossanitárias em viveiros: subsídios para um programa de certificação de mudas de oliveira”, proferida pelo virologista e professor da Agronomia da UFRGS, Edson Bertolini, foram apresentadas as principais pragas e doenças que ocorrem na cultura e os métodos de detecção e diagnóstico utilizados atualmente.
Segundo Andréia, que é responsável pelo Laboratório de Fitopatologia da Fepagro, um dos encaminhamentos da reunião foi a constituição de um grupo de trabalho específico da fitossanidade, com especialistas das áreas da Fitopatologia e Entomologia da Fundação e de outras instituições de pesquisa do Rio Grande do Sul. “A finalidade do GT seria avaliar e sugerir patógenos e pragas a serem indicados para compor as análises de detecção nas mudas de oliveira, além de outras questões relacionadas ao controle de pragas e doenças na cultura”, explica.
Outro encaminhamento foi que o meteorologista da Fepagro, Flávio Varone, irá acompanhar a implantação das estações meteorológicas nos pomares e coletar dados para pesquisa de caracterização climática das regiões de cultivo da oliveira no Estado.
Os comentários estão desativados.