Sábado, 03 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 25 de dezembro de 2015
A segunda análise do Projeto Balneabilidade 2015/2016 indica condição imprópria para banho em 12 pontos monitorados pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).
No Litoral Norte, todos os pontos estão próprios para banho. No Litoral Médio, a Praia da Barrinha (em São Lourenço do Sul), a Guarita 15 no Balneário Cassino (em Rio Grande) e o Camping dos Pinheirais, em Tapes, estão liberados.
Já no Litoral Sul, o Camping Municipal, em Pedro Osório, está impróprio para banho.
Na Bacia Hidrográfica do Uruguai são quatro os pontos impróprios: o Balneário Caverá, em Alegrete; a praia do Passo Real, em Dom Pedrito; a praia das Areias Brancas, em Rosário do Sul do Sul; e o balneário Distrito Ernesto Alves, em Santiago.
Na Região Hidrográfica do Guaíba, aparecem condições impróprias para banho também em quatro dos 14 balneários monitorados. São eles: Passo do Verde, em Santa Maria; Balneário Santa Vitória, em Rio Pardo; e Praia da Alegria e Praia da Florida, em Guaíba.
Os dados foram divulgados depois de serem avaliados os resultados das últimas cinco amostragens. As análises validam a condição de balneabilidade de acordo com a Resolução Conama 274/2000. As coletas do Projeto Balneabilidade se iniciaram no final da segunda semana de novembro. Até 4 de março, serão colhidas 16 amostragens e monitorados 83 balneários, em 43 municípios.
As placas indicando a condição de banho estão instaladas junto aos locais de amostragem.