Quarta-feira, 07 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 19 de fevereiro de 2025
O artista Filipe Harp viralizou sua arte nas redes sociais
Foto: Reprodução/XA vitória de Fernanda Torres na categoria de Melhor Atriz no Globo de Ouro inspirou artistas em Porto Alegre e resultou em uma pintura urbana na cidade. A arte foi feita no bairro Cidade Baixa da capital do Rio Grande do Sul. Nos últimos dias, a imagem viralizou nas redes sociais e conta com mais de 74 mil curtidas no X, antigo Twitter.
O responsável pela arte e homenagem é o artista Filipe Harp, que publicou a pintura em seu Instagram. “Ditadura Nunca Mais”, diz a escrita da pintura, com a reprodução de Fernanda com o troféu da premiação em mãos.
A mensagem passada remete à narrativa que foi retratada no filme “Ainda Estou Aqui”, que concorre nas categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional, além de Fernanda Torres que concorre para Melhor Atriz.
O criador conta que a pintura levou 6 dias para ficar pronta. “Na mesma parede, tinha sido apagado um grafite meu de manifesto e tinha repercutido. Com passar do tempo resolvi renovar o espaço e sugeri a Fernanda Torres”, explica ele, sobre o espaço na Casa Verso.
“Os donos, então, sugeriram para complementar com a frase ‘ditadura nunca mais’. Desenhar ali a Fernandinha traz muito nosso cinema nacional, muita arte, e o povo tá na torcida. Acho que retratei os fatos pela arte de rua”, complementa.
Nas redes sociais, a imagem fez sucesso. Na legenda do post com o mural, Harp evidencia seu recado: “O artista não é especial coisa nenhuma, o artista é como todo mundo. Quer telefonar pra Deus e não sabe o número”.
No Instagram Coisas da Rua, também administrado por Harp, ele mostra mais o processo de criação da arte em homenagem à protagonista de Ainda Estou Aqui.
Oscar
O processo de votação para o Oscar 2025 foi encerrado na noite de terça-feira (18), e o cenário da premiação começa a ganhar contornos mais definidos.
Entre os destaques deste ano, um nome tem se tornado cada vez mais forte na corrida pela estatueta de Melhor Atriz: Fernanda Torres.
A brasileira, que já vinha sendo elogiada por sua performance no filme “Ainda Estou Aqui”, agora surge como uma das favoritas ao prêmio, segundo uma espécie de “boca de urna” conduzida por veículos especializados.
A revista Variety, uma das mais respeitadas do entretenimento norte-americano, divulgou suas previsões baseadas em entrevistas com membros da Academia. Conversando com cinco votantes anônimos, a publicação revelou um embate direto entre Fernanda Torres e Demi Moore, protagonista de “A Substância”.
De acordo com os relatos, dois votos foram para a brasileira, dois para a atriz norte-americana e um para Mikey Madison, estrela de “Anora”. A disputa promete ser uma das mais acirradas da cerimônia, marcada para o dia 2 de março.