Quinta-feira, 31 de outubro de 2024
Por Redação O Sul | 18 de fevereiro de 2016
Considerada umas das maiores festas comunitárias do país, a Festa Nacional da Uva será aberta hoje, a partir das 16h, no Parque de Exposição Dr. Mário Bernardino Ramos (Parque da Festa da Uva), em Caxias do Sul. O evento contará com as presenças do Ministro de Estado do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, do governador do RS, José Ivo Sartori e do prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho. Também estarão presentes deputados federais, estaduais, vereadores e demais autoridades do Estado e da região serrana.
A 31ª edição da Festa Nacional da Uva terá diversas atrações, shows e os tradicionais desfiles, que neste ano despertam ainda mais o interesse e a curiosidade de caxienses e turistas. O ineditismo no formato, que transformou o desfile em espetáculo, é uma das atrações mais aguardadas do evento. Esta edição também conta com novidades como o Museu do Videogame, o espaço Nostra Mérica que reúne os municípios com a área administrativa correspondente ao território das Colônias Italianas, a Cidade de Rolhas e demais atrações. Além disso, quem visitar a Festa da Uva 2016 encontrará 460 espaços destinados à exposição e venda de produtos. São 9,4 mil metros quadrados de estandes, que variam entre diversos segmentos. Deste total, 48% será ocupado por empreendedores caxienses.
A Festa da Uva 2016 também terá cardápio diversificado e preços acessíveis. A praça de alimentação contará com 53 pontos de venda que irão garantir gastronomia farta e cardápio variado para agradar o paladar de todos os visitantes. Nestes espaços serão comercializados lanches rápidos como sanduíches naturais e típicos italianos, com pão caseiro, salame e queijo, espetinhos, pastéis, tortas, salgados, sorvetes, paletas mexicanas, porções variadas, pizzas, xis, sucos e bebidas em geral. Já nos dois restaurantes tradicionais dispostos no espaço e no do próprio Parque de Exposições, o visitante irá encontrar comida típica italiana, como massa, galeto, risoto, polenta, tortei, sopa de agnoline e sobremesas.
Além de colorir e alegrar Caxias do Sul, a Festa da Uva, também movimenta a economia da cidade e da Serra Gaúcha. Em um momento de crise, com dados que indicam queda de 18,7% na economia caxiense em 2015, a Festa demostra a força da tradição, sendo que na última edição, em 2014, o público cresceu 18% em relação a 2012.
De acordo com o presidente da Festa Nacional da Uva 2016, Edson Nespolo, o evento movimenta mais de R$ 200 milhões em Caxias do Sul e na serra gaúcha. “A Festa impulsiona setores como o turismo e o de serviços e aumenta a autoestima da cidade em um momento em que Caxias do Sul passa por dificuldades, principalmente, no setor metal mecânico. É uma demonstração de força, uma engrenagem que estimula o crescimento do município. Os hotéis ficam lotados e os restaurantes também. A Festa movimenta mais de R$ 200 milhões em Caxias do Sul, e na região”, afirma. Nespolo destaca ainda que o evento vai não só repetir o sucesso das edições anteriores, mas também inovar no formato da exposição agroindustrial e nas atrações culturais. “Teremos muitas novidades, eventos artísticos e atrações para todos os públicos. Mesmo cientes da atual situação econômica brasileira, sabemos que juntos vamos transpor todas as dificuldades, preparando uma edição que vai entrar para a história.”
A rainha da Festa Nacional da Uva 2016, Rafaelle Galioto Furlan, e as princesas, Laura Denardi Fritz e Patrícia Piccoli Zanrosso, estão desde o início de setembro divulgando a Festa em uma maratona de viagens e eventos pelo Rio Grande do Sul e pelo Brasil. O trio sabe da responsabilidade de representar uma festa que desde 1931 celebra a vindima (colheita da uva), a produção do vinho, a religiosidade, o trabalho e o desenvolvimento de uma cidade hoje considerada o segundo maior polo metalmecânico do país, construída e consolidada com o suor de gerações de imigrantes italianos que chegaram à região em 1875. “Para nós é uma honra levar o nome da Festa da Uva e de Caxias para diferentes regiões. E ficamos ainda mais felizes quando nos identificam como rainha e princesas da Festa Nacional da Uva, as pessoas têm um carinho e um respeito muito grande por este evento”, concordam Rafaelle, Laura e Patrícia.
A Festa Nacional da Uva 2016 tem como lema “Imagens e Horizontes”. Nesta definição, o escritor José Clemente Pozenato (o autor de O Quatrilho, livro que inspirou o filme homônimo), explicou que “Imagens e Horizontes” abarcam duas dimensões do evento: “As imagens como o registro das memórias do nosso passado, e o horizonte como a perspectiva de futuro”. Para Pozenato, “as duas dimensões celebram a história e a cultura, ao mesmo tempo em que são uma motivação para avançar no futuro de um novo horizonte.”