Domingo, 13 de setembro de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
12°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Dicas de O Sul Festival busca arrecadar fundos para conclusão da Casa de Hip Hop do Morro da Cruz, em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Galpão cultural promove projetos sociais voltados para a comunidade.

Foto: Divulgação
Galpão cultural promove projetos sociais voltados para a comunidade. (Foto: Divulgação)

Um espaço que oferece, diariamente, várias atividades culturais para a inclusão social da comunidade do Morro da Cruz, em Porto Alegre. Assim funciona o Galpão Cultural – Casa do Hip Hop. No dia 10 de setembro, a partir das 18h, a MC Negra Jaque, em parceria com artistas do movimento hip hop, promove o Festival Base Cultural com o objetivo de arrecadar fundos para conclusão da obra e manutenção do local.

O evento beneficente conta com a apresentação de DJ’s, MC’s, BBoys e grafiteiros que desenvolvem projetos sociais com a gurizada do morro. Entre as atrações estão: Rafuagi, Dj Edinho, Negra Jaque, Luz Alma, Poetas Vivos, Zandrio (Batalha da Base), Dj Itae, Dj Anderson, além de uma rifa da tela do artista Felipe Reis.

A noite solidária acontece no espaço onde funciona o galpão cultural, na Avenida Bento Gonçalves, n°4369, zona leste de Porto Alegre. O valor do ingresso é R$ 20,00 ou R$10,00 mais a doação de um livro para biblioteca do galpão. A renda da bilheteria e uma parte da venda das bebidas será destinada ao projeto.

Galpão cultural

O movimento hip hop ganhou força em Porto Alegre com a formação de coletivos, ONGs e projetos sociais independentes. Uma das lideranças deste segmento é a MC Negra Jaque, que consolidou o Galpão Cultural – Casa de Hip Hop do Morro da Cruz como espaço de espaço de arte, cultura e resiliência.

Diariamente, a Casa oferece diversas oficinas culturais, projetos musicais, biblioteca e Cine Debate. O “Sábado Cultural”, evento que reúne uma série de atividades artísticas e culturais com oficinas e mostras, foi uma inspiração para o espaço. A gestão da casa fica sobre a responsabilidade de seus coordenadores de projetos.

Galpão cultural funciona como espaço de arte, cultura e resiliência. (Foto: Divulgação)

A casa é um centro de cultura independente que busca o apoio de parceiros para garantir sustentabilidade financeira. Toda a ajuda para o projeto é bem-vinda!

Conheça a Negra Jaque

Jaqueline Trindade Pereira, a Negra Jaque é formada em Pedagogia e, além da sua carreira no rap, ministra oficinas e palestras direcionadas ao público adulto, juvenil e infantil, com temáticas que envolvem o hip hop, a luta feminista e o movimento negro.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Dicas de O Sul

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Eva Mothci
31 de agosto de 2021 12:40

A noite solidária acontece na Base Biergarten, bar localizado na Bento Gonçalves 4369. Não é no Galpão, que funciona no Morro da Cruz.

Lewis Hamilton critica desfecho do GP da Bélgica, com uma volta: “Foi uma farsa”
Rio Grande do Sul tem três óbitos por coronavírus neste domingo e 406 novos casos
Pode te interessar
1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x