Sexta-feira, 02 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 11 de novembro de 2015
A segunda edição do Festival de Cinema de Três Passos, na região Noroeste do Estado, começa nesta quinta-feira (12). O evento segue até sábado no histórico Cine Teatro Globo, um dos cinemas de calçada mais antigos do Rio Grande do Sul. Este ano, mais de 300 curtas-metragens foram inscritos para a Mostra Competitiva, dos quais 62 foram selecionados. Ainda serão exibidas outras 32 produções fora de competição.
Mais de 10 cineastas convidados estão confirmados nesta edição, entre eles Rodrigo Lopes de Barros, de Minas Gerais (filme “Chacal: Proibido Fazer Poesia”), Vitor Gracciano, do Rio de Janeiro (filmes “Falta Água” e “Gigantes da Alegria”). De Porto Alegre estarão presentes nomes como Kioko Yamashita (filme “A Pequena Vendedora de Fósforos”), Ane Siderman e Leonardo Machado (filme “Gotas de Fumaça”), entre outros.
Entre as produções que concorrem ao Troféu Levy estão a ficção “Bá”, de Leandro Tadashi, vencedora de Melhor Filme pelo Júri Popular no Festival de Cinema de Gramado – 2015; a animação “A Pequena Vendedora de Fósforos”, de Kyoko Yamashita, prêmio de Melhor Curta-metragem Internacional de Animação no Modix Festival 2014 (Itália); a ficção espanhola “Silencios”, de Jesús Méndes, Medalha de Ouro na 77º International Film Festival ÚNICA – 2015 (São Petersburgo – Rússia), o curta-metragem “Léo”, de Mariani Ferreira, produzido por Renate Melgar, e selecionado também na Mostra de Cinemas de Direitos Humanos, além de “Husky”, de Filipe Ferreira, que faz parte do projeto “13 Histórias Estranhas”, entre outros.
Uma novidade neste ano é a sessão “Só para Adultos”, que marcará a noite de sexta-feira, dia 13: uma seleção de filmes fora de competição com classificação restrita para maiores de idade. Com o slogan Ideias Vertentes, o festival inteiramente gratuito contará com premiação especial ao melhor curta-metragem de Temática Ambiental-Água. As obras concorrem ao todo em 17 categorias e os vencedores receberão o troféu que leva o sobrenome da família que fundou há 61 anos e até hoje administra o Cine Teatro Globo.
A programação completa está disponível no site www.cinematrespassos.com.br/site.