Quarta-feira, 12 de Agosto de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
Cloudy

Acontece Festival Internacional Sesc de Música encerra, marcado mais uma vez pelo sucesso de público e programação

Compartilhe esta notícia:

O tradicional concerto de encerramento, regido pelo maestro Evandro Matté, apresentou a Orquestra Acadêmica, formada por alunos, e também contou com a participação do grupo Voice In e do violinista Yang Liu. (Fotos: divulgação SESC)

A noite desta sexta-feira (25/01), em Pelotas, marcou a despedida da 9ª edição do Festival Internacional Sesc de Música, que movimentou a cidade durante 12 dias desde 14 de janeiro. O tradicional concerto de encerramento, regido pelo maestro Evandro Matté, apresentou a Orquestra Acadêmica, formada por alunos, e também contou com a participação do grupo Voice In e do violinista Yang Liu. A apresentação final contou com cerca de 5 mil pessoas no Largo do Mercado Público. Ao todo, ao longo da edição, o Festival atraiu cerca de 25 mil pessoas nos 60 espetáculos apresentados. O encerramento também foi marcado pela confirmação da próxima edição, anunciada pelo presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn: “Será um prazer reuni-los novamente em torno da música no próximo ano. Que venha 2020 e com ele o 10º Festival Internacional Sesc de Música”, declarou.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que prestigiou a ocasião, demonstrou entusiasmo com o anúncio. “Neste momento, é importante ressaltar quem faz um bom investimento em cultura no país e aqui no nosso Estado. Devemos reforçar que o Sesc/RS faz um excelente investimento em cultura, como é o caso deste Festival”, afirmou. Leite também falou sobre a importância do evento para a economia: “Considero que cultura é de suma importância a um povo, não só pelo lazer cultural, mas pelo impacto econômico e social. Por meio da cultura, acessamos a nova forma de economia, a economia criativa, alcançamos outros mercados, crescemos”.

Em sua fala inicial, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, também enfatizou a satisfação em abrigar o Festival e o impacto do evento na região. “O Festival é uma alegria para Pelotas. Além do ganho cultural, a nossa economia se beneficia com esse giro em um momento em que a cidade perde muito movimento”, comenta. O espetáculo de encerramento também foi prestigiado por autoridades como o secretário especial de Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Pires; o diretor nacional do Sesc, Carlos Artexes Simões; o diretor regional do Sesc/RS, Luiz Tadeu Piva; secretários estaduais; prefeitos municipais, e outras autoridades.

O 9º Festival Internacional Sesc de Música movimentou Pelotas durante duas semanas. Considerado um dos maiores eventos de música de concerto da América Latina, trouxe à cidade professores de 14 nacionalidades e proporcionou 60 espetáculos gratuitos. Também reuniu 380 alunos que participaram de 22 cursos, entre instrumentos, canto, choro e composição e apresentações.

Além de ocupar espaços como o Theatro Guarany e o Conservatório de Música, a nona edição se destacou pela forte inserção dos Festivais na Comunidade, com mais de 20 apresentações levando a música aos mais variados espaços da cidade, como hospitais, asilos, igrejas e até Zona Rural. Outra novidade também foi a implementação do Curso de Choro, dando mais espaço para o aprendizado de violão, acordeon, bandolim e cavaquinho, além dos sopros e a percussão. No ano anterior, o gênero estava inserido na modalidade de oficina com menor duração. Nesta edição, somaram à programação grupos convidados como a Sphaera Mundi Orquestra, Orquestra São Pedro, grupo Quinta Essentia, Yangos, Orquestra Unisinos e o quinteto de cantores Voice In.

 

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Pesquisa da Merck mapeia curiosidade dentro do ambiente de trabalho
Smartphone dobrável da Samsung estará disponível em quatro cores
Deixe seu comentário
Pode te interessar