Sábado, 14 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Bruno Laux Fiergs contesta reajuste de mais de 30% na margem da Sulgás

Compartilhe esta notícia:

A Sulgás é a concessionária responsável pela distribuição de gás no RS. (Foto: Reprodução)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

O Sistema Fiergs apresentará um pedido de reconsideração à Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs) para tentar reverter o aumento de 31% na margem da Sulgás – concessionária responsável pela distribuição de gás no RS. A Federação alerta que o reajuste impede a indústria gaúcha de aproveitar a redução nacional no preço do insumo, agravando a perda de competitividade frente a outros estados.

Aproximação partidária

O encontro dessa quarta-feira (11) entre a pré-candidata ao Piratini, Juliana Brizola, e o presidente Lula, em Brasília, reforçou as perspectivas sobre uma possível aliança entre PT e PDT no RS, nas eleições de outubro. Nas redes sociais, a gaúcha declarou que deixou o encontro – articulado pelo chefe nacional pedetista Carlos Lupi – “confiante e esperançosa”, com a certeza da construção de “um projeto sério para o nosso Estado”.

Depoimento espontâneo

Por meio do deputado Frederico Antunes (PP), líder do governo na Assembleia Legislativa, o governador Eduardo Leite sinalizou ao Parlamento que deseja comparecer à CPI dos Pedágios. O líder gaúcho pretende utilizar a oitiva na comissão para defender o plano de concessões de rodovias articulado pelo Piratini, que enfrenta críticas de parlamentares de diferentes partidos.

Controle de invasores

Está aguardando distribuição nas comissões da Câmara Federal o projeto do deputado Bibo Nunes (PL-RS) que institui a Política Nacional de Controle e Erradicação de Fauna Exótica Invasora. O autor do texto, que alerta para riscos às cadeias produtivas e à segurança sanitária, propõe a desburocratização do manejo de espécies como o javali, estabelecendo regimes de ação emergencial e incentivos fiscais para a aquisição de equipamentos por controladores cadastrados.

Liderança gaúcha

Eleito por 14 votos, o deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT-RS) assumiu nessa quarta-feira o comando da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados. Ao tomar posse, o parlamentar gaúcho anunciou que reunirá todos os parlamentares do colegiado para avaliar projetos em pauta e as discussões pendentes do ano passado, antes de estabelecer os procedimentos e prioridades do ano legislativo.

Conscientização necessária

Em reação à escalada de feminicídios no RS, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) propôs que a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa crie um movimento de conscientização dos homens quanto a violência contra as mulheres. Valdeci defende que o Parlamento se debruce sobre o tema para avançar com medidas de enfrentamento e cobra do Executivo a apresentação de políticas claras e efetivas.

Prevenção reforçada

Faltando poucos dias para o Carnaval, o governo gaúcho ampliou nesta semana a circulação da campanha “Não maquie, denuncie”, visando alertar para o acolhimento às vítimas e para o incentivo à denúncia da violência contra as mulheres. O reforço na mobilização, estendido até o próximo dia 22, ocorre diante do cenário de risco gerado durante o período, marcado pelo elevado consumo de bebidas alcoólicas.

Porto no Litoral

O deputado estadual Guilherme Pasin (PP) assumiu a presidência da Frente Parlamentar em Apoio à Implementação do Porto Meridional na Assembleia Legislativa do RS, sucedendo o deputado Professor Issur Koch (PP). No comando do grupo, Pasin pretende cooperar com as discussões e articulações pelo avanço do projeto no Litoral Norte, financiado com mais de R$6 bilhões em recursos privados.

PT 46 anos

Durante o Grande Expediente da sessão plenária dessa quarta-feira, na Assembleia gaúcha, o deputado Jeferson Fernandes (PT) prestou homenagem aos 46 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores. Acompanhado por lideranças partidárias e militantes, o ato ressaltou a trajetória da legenda e suas raízes em camadas populares.

MEIs no Pop Center

A Prefeitura de Porto Alegre quer passar a permitir que empresários individuais, microempreendedores individuais (MEIs) e outros prestadores de serviço possam ocupar os espaços do Pop Center, no Centro Histórico da Capital. Em projeto enviado à Câmara Municipal, o Executivo argumenta que as mudanças no Centro Popular de Compras abrem espaço para o fomento à economia dos pequenos empreendedores, gerando renda e empregos.

Fiscalização centralizada

Com aprovação da Câmara de Vereadores, a Prefeitura de Porto Alegre anunciou a criação da carreira dos Agentes de Fiscalização Municipal e da Secretaria Executiva de Fiscalização, que centralizará o acompanhamento de ações da gestão municipal. A pasta passa a coordenar e executar as políticas de fiscalização urbana, econômica, sanitária e ambiental, estruturadas nos eixos Econômico e Sanitário e Urbano, Ambiental e Patrimonial.

Atendimento oftalmológico

A Secretaria da Saúde do RS confirmou nessa quarta-feira a abertura de dois novos ambulatórios de oftalmologia junto ao Hospital Padre Jeremias, em Cachoeirinha. Os espaços, financiados pelo Programa Assistir, começarão a funcionar a partir de março, com expectativa de mais de 500 atendimentos mensais.  

Asfalto no Norte

Dando continuidade ao Programa de Incentivo ao Acesso Asfáltico, a Secretaria de Logística e Transportes do RS assinou nessa quarta-feira a ordem de início das obras de pavimentação asfáltica de um trecho da estrada Guerino Paqualotto, em Sarandi, no Norte gaúcho. A via, que faz a ligação entre a ERS-404 e a ERS324, contará com investimento de R$1,9 milhões para a obra, com conclusão prevista para o segundo semestre.

Arborização urbana

O Ministério Público do RS encaminhará um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) à Prefeitura de Caxias do Sul para garantir o replantio de árvores e a execução de plano de arborização urbana em 2026. A medida, integrada às ações de inquérito civil instaurado em novembro de 2025, busca reparar danos causados por podas drásticas e remoções de vegetação pela administração municipal e pela concessionária RGE. (Por Bruno Laux)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

Entre o desejo e a liberdade: uma lição de Spinoza à beira-mar
Fiergs contesta reajuste de mais de 30% na margem da Sulgás
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x