Sexta-feira, 29 de maio de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Fies terá limite de renda per capita de 2,5 salários mínimos

Compartilhe esta notícia:

A renovação do Fies é feita a cada seis meses, e o pedido de aditamento é feito inicialmente pelas faculdades. (Foto: José Patrício/AE)

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) vai adotar como limite a renda familiar per capita de 2,5 salários mínimos para a concessão de novos financiamentos, conforme nota conjunta divulgada pelos ministérios do Planejamento e da Educação nesta  sexta-feira (26).

Nos contratos atuais gerenciados pelo MEC (Ministério da Educação), o critério é a renda familiar bruta de até 20 salários mínimos. O Fies é um programa do MEC que financia cursos de ensino superior de estudantes brasileiros em instituições privadas. Ele é diferente do Prouni (Programa Universidade para Todos), que concede bolsas de estudos integrais ou parciais em universidades privadas.

Outra mudança anunciada no Fies é o aumento do prazo para pagamento (amortização). Para os contratos que serão abertos a partir do segundo semestre, o prazo será de até três vezes a duração do curso.

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, já tinha anunciado o reajuste nos juros para 6,5% ao ano. Para os contratos antigos, a taxa era de 3,4%. O ministro também anunciou que o programa abrirá 61,5 mil novos contratos no segundo semestre de 2015, chegando ao total de 314 mil estudantes financiados em 2015. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Dilma Rousseff viaja para os Estados Unidos em busca de investimentos em infraestrutura
João Doria participa do Fórum de Gestão em Porto Alegre, dia 18. O evento acontece em almoço com empresários e lideranças políticas na Associação Leopoldina Juvenil
Pode te interessar