Quinta-feira, 01 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 1 de maio de 2021
Diretora executiva da Mauricio de Sousa Produções fala sobre a criação do projeto Donas da Rua
Foto: Mauricio de Sousa Produções/Divulgação)Mônica Sousa é empoderada. Diretora executiva da MSP (Mauricio de Sousa Produções) e inspiração de Mauricio de Sousa, seu pai, para a criação da personagem Mônica, da Turma da Mônica, a paulista, de 60 anos, sempre lutou pela igualdade de direitos entre homens e mulheres. Certa vez, ela participou de uma palestra da ONU Mulheres e ficou muito tocada quando explicaram a ela que, conforme as meninas vão crescendo, suas referências deixam de ser femininas e seus heróis são todos masculinos.
“A sociedade tem a história contada por homens. As figuras masculinas que marcaram época ganham destaque, mas as mulheres que fizeram a diferença não têm visibilidade. Voltei para empresa e reuni o time para fazer algo a respeito e assim nasceu o ‘Donas da Rua'”, conta ela sobre o projeto que visa contribuir para que os direitos das meninas sejam respeitados e para que elas possam ser o que quiserem ser.
O desejo de Mônica é criar uma sociedade sem impedimentos para que as meninas tenham pleno acesso a seus direitos e às oportunidades com que sonham. “É uma honra ter sido a inspiração para o desenvolvimento da personagem Mônica, que tem conquistado a admiração do público feminino desde a sua primeira aparição, em 1963. A personagem surgiu em um momento em que as mulheres começavam a ter um pouco mais de espaço e a lutar cada vez mais para sua voz ser ouvida na sociedade. Ela tem um papel muito importante no empoderamento das meninas desde os anos 60”, afirma.