Sábado, 01 de agosto de 2026
Por Redação O Sul | 10 de maio de 2023
O político admitiu ter inventado grande parte do seu currículo.
Foto: ReproduçãoFilho de brasileiros, o deputado republicano dos Estados Unidos George Santos foi detido nesta quarta-feira (10), informou o Departamento de Justiça norte-americano.
Santos, que admitiu ter mentido sobre seu currículo, é acusado de fraude, lavagem de dinheiro e roubo de fundos públicos. Indiciado por 13 acusações, ele se entregou em um tribunal de Nova York, segundo autoridades locais.
O político, de 34 anos, foi eleito deputado nos EUA em novembro do ano passado pelo Partido Republicano. Sua eleição chamou a atenção por ele ser o primeiro republicano abertamente gay a concorrer e conquistar um assento na Câmara do país.
Logo após sua eleição, no entanto, o jornal The New York Times e outros meios de comunicação revelaram que o parlamentar de origem brasileira havia inventado quase todos os aspectos da sua vida pessoal e profissional.
Na terça-feira (9), promotores federais dos Estados Unidos apresentaram acusações criminais contra ele, pela primeira vez desde que o caso veio à tona. Até então, ainda não havia passado para a esfera judicial.
Uma comissão da Câmara dos Deputados dos EUA também investiga as acusações. Santos já reconheceu que mentiu, mas disse que não renunciaria ao mandato.
Segundo o The New York Times, ele pode ser liberado caso pague fiança e se comprometa a comparecer à Justiça quando solicitado.
Entre outras alegações, Santos disse ter diplomas da Universidade de Nova York e do Baruch College, apesar de nenhuma das instituições ter registro da sua frequência. Ele alegou ter trabalhado no Goldman Sachs e no Citigroup, o que também não é verdade.
O brasileiro também disse falsamente que era judeu e que seus avós escaparam dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Santos, que se identifica como gay, também não revelou que foi casado com uma mulher por vários anos. O relacionamento terminou em 2019.
Pautas
Santos venceu uma disputa histórica entre dois candidatos abertamente gays concorrendo à mesma vaga. O republicano George Santos venceu o democrata Robert Zimmerman pela vaga deixada pelo democrata Tom Suozzi no 3º Distrito do Congresso de Nova York.
Apesar de ser gay assumido, Santos não é um defensor dos direitos LGBTQIA+. Suas propostas são voltadas para a área econômica e para a defesa dos direitos dos imigrantes no país.
Em um comunicado após o resultado da eleição de 2022, ele disse: “Ainda há muito a fazer pelo país. O sonho americano ainda está em perigo sob a administração de Biden”, postou o deputado eleito no Twitter. “Usarei minhas habilidades para aliviar a pesada inflação e tornar nossas
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
olha, ele ta sendo investigado por fraudar documentos e a batata do mito esta assando por este crime ou algo parecido. Portanto a comparação ficou próxima do Bolsonaro neste ponto pelo menos
O Rapaz é igual ao Lula da Silva. Mas na terra do tio san tem justiça.
O rapaz lembra os picaretas bozoloides aqui do Brasil
agora virou liberdade fraudar documentos e lavagem de dinheiro e outros crimes? investigar alguém q faz isso tem alguma coisa relacionada a liberdade? nossaaaa senhora
Os cerceadores de liberdade disfarçados de politicamente corretos, globalistas e democratas.
Mais un Bolsonarista
Atrás das Grades?
George Santos = Kitara Ravanche….