Segunda-feira, 08 de dezembro de 2025
Por Redação O Sul | 8 de dezembro de 2025
A corrida de “O agente secreto” rumo ao Oscar 2026 deu mais passo nessa segunda-feira (8)com a indicação a três Globos de Ouro: melhor filme de drama, melhor filme em língua não inglesa e melhor ator de filme de drama, para Wagner Moura. A cerimônia de premiação, organizada pela Golden Globe Foundation, acontece no dia 11 de janeiro de 2026, direto de Los Angeles.
O filme de Kleber Mendonça Filho concorre com “Frankenstein”, “Hamnet”, “Valor sentimental”, “Foi apenas um acidente” e “Pecadores” na categoria de melhor filme de drama. Na de melhor filme em língua não inglesa, os outros indicados são “Foi apenas um acidente”, “No other choice”, “Valor sentimental”, “A voz de Hind Rajab” e “Sirāt”.
Wagner Moura aparece na lista de melhor ator de filme de drama com Joel Edgerton (“Sonhos de trem”), Michael B. Jordan (“Pecadores”), Oscar Isaac (“Frankenstein”), Dwayne Johnson (“Coração de lutador: The Smashing Machine”) e Jeremy Allen White, “Springsteen: Salve-me do desconhecido”. Esta é a segunda vez que ele aparece numa lista do Globo de Ouro. A primeira foi em 2016, na categoria de melhor ator de série de drama, pelo papel de Pablo Escobar em “Narcos”, da Netflix.
Na edição de 2025, o Brasil esteve representado no Globo de Ouro com “Ainda estou aqui”, indicado na categoria categoria de melhor filme em língua não inglesa (mas perdeu para “Emilia Pérez”) e melhor atriz de drama, que consagrou a atuação de Fernanda Torres.
Nas redes sociais, o cineasta Kleber Mendonça Filho comentou as três indicações ao Globo de Ouro recebidas por “O agente secreto”. “Obrigado pelas mensagens s todas, o celular parece árvore de Natal”, escreveu o pernambucano no X, acrescentando que estava “num aeroporto”.
Alice Carvalho também comentou: “Infelizmente vamos ter que estar cometendo um Globo de Ouro 2026”, escreveu Alice, que no filme interpreta Fátima Nascimento.
Thomás Aquino, intérprete de Valdemar, também celebrou: “Que fantástico”. A atriz Isabél Zuaa repostou uma mensagem que cita a frase “O Brasil que eu quero” ao falar sobre as indicações.
Estrelado por Wagner Moura, “O agente secreto” é o representante brasileiro para tentar uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026.
Ambientado nos anos 1970, o filme dirigido por Kleber Mendonça Filho conta a história de um professor universitário, interpretado por Wagner Moura, que volta para o Recife para reencontrar o filho caçula, apesar do risco que corre em plena ditadura militar.
O longa é a grande esperança de uma segunda estatueta do Oscar seguida para o país. Desde o lançamento, o filme vem sendo premiado em diversos festivais.
No domingo (7), o filme ficou em 2º lugar em Melhor Filme no prêmio de críticos de Los Angeles. Para especialistas, o feito indica que o filme tem chances de levar uma indicação ao Oscar de Melhor Filme. Nas previsões do Oscar da revista “Variety”, o brasileiro figura entre os possíveis indicados. As informações são do jornal O Globo.