Quarta-feira, 28 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 22 de fevereiro de 2016
No ano em que completa duas décadas de sua morte, Caio Fernando Abreu recebe uma programação dedicada a sua obra e talento. O Santander Cultural começa a apresentar a partir desta terça-feira (23), show, mostra de filmes, sessões comentadas e atividades especiais sobre o jornalista, dramaturgo e escritor gaúcho, falecido em 25 de fevereiro de 1996, aos 47 anos, pouco mais de dois anos após se descobrir portador do HIV.
Com um estilo franco, enxuto e direto, seus livros, contos e cartas continuam contemporâneos. Recentemente várias de suas publicações foram relançadas.
A partir de terça (23), três curtas serão exibidos no Cine Santander: “Aqueles Dois”, dirigido por Sérgio Amon; “Para Sempre Teu, Caio F.”, de Candé Salles; e “Sobre Sete Ondas Verdes Espumantes”, de Bruno Polidoro, com sessões comentadas dias 23, 24, 25 e 26.
Na quinta (25), às 19h, ocorre a sessão especial “Caio F. – 20 Anos de Memórias”, comentada pelos diretores Bruno Polidoro, Candé Salles, Guilherme de Almeida Prado, Luciano Alabarse e Tutti Gregianin, no Grande Hall.
Na quarta-feira (24), às 19h, é a vez do espetáculo “Canções e Momentos de Caio F.”, dirigido por Luciano Alabarse. O show – com Simone Hasslan (teclado e voz), Muni (voz) e Pingo Alabarse (textos) – mostra ao público a pequena produção de Caio como letrista (músicas de Ricardo Severo e Kledir), canções que outros compuseram para ele (Adriana Calcanhotto) e músicas que marcaram os mais de 30 anos de amizade entre Caio e Luciano Alabarse (músicas de Sueli Costa e Dolores Duran, por exemplo), com histórias comentadas, sublinhando passagens da vida e da doença do escritor.